Quadro parietal triplice
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 219/F
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 20
-
-
Técnica: Talha
-
Dimensões (cm): Alt. 64 x Larg. 108
-
Descrição: Peça constituída por uma moldura rectangular central ladeada por dois painéis figurativos entalhados, posicionados ligeiramente mais baixos que a moldura. Perímetro da peça com oito módulos de remates irregulares em talha vazada, sendo estes adossados à moldura e aos painéis por encaixe ou por colagem reforçada por pregos.
No painel esquerdo, cena de exterior onde se destaca uma árvore e um passadiço sobre água. Em primeiro plano, uma figura masculina com longas barbas e chapéu alto segurando uma vara é acompanhado por duas mulheres. Um criado, de costas para as restantes figuras, segura um objecto.
No painel direito, num pátio de uma casa, um criado serve duas figuras sentadas a uma mesa, sendo uma das figuras um homem de longas barbas. Um criado apresenta-se por detrás destas figuras.
Ambos os painéis, pintados em tons de vermelho, verde, dourado e azul-escuro, são contornados por uma moldura rebaixada vermelha e uma moldura entalhada com motivos florais e elementos em grega semelhantes à moldura central.
-
-
-
Incorporação: Peça pertencente a uma vasta doação feita ao Museu de Aveiro pelo Coronel Médico Nascimento Leitão e que viria a ser exposta em exposição permanente nas salas criadas para expor esta colecção oriental.
-
Centro de Fabrico: Manufactura oriental
Bibliografia
- Catálogo e Relação descritiva da Secção Oriental do Museu Regional de Aveiro: 1954