Técnica: Barro vermelho rodado, com vidrado plumbífero castanho e decoração em relevo com colagem
Dimensões (cm): Alt. 24,5 x Larg. 38 x Diâm. 25,6
Descrição: Bule rodado, de bojo arredondado, com colo estrangulado, bordo revirado para o exterior e base circular saliente. Asa de forma auricular, de secção oval, apoiada no bojo, e bico contracurvado, aberto também no bojo. Tampa de encaixe em calote rebaixada.
Barro vermelho com vidrado plumbífero castanho e decoração em relevo branca. Bojo decorado com cena alegórica, tendo como motivo central a coroa real fechada. Na tampa repete-se o motivo.
Origem/Historial: Esta peça foi adquirida em 1935 pelo Museu Municipal do Porto a Manuel Domingos Bandeira, conforme o registo nº 248 do livro de Registos daquele Museu. O acervo deste museu foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937 e as peças incluídas no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Inglaterra (?)
Bibliografia
As Bebidas Exóticas e as Artes Decorativas. O Chá, o Café e o Chocolate (cat. exp. Casa-Museu Guerra Junqueiro 26 Jul.-Out.'02). Porto: Câmara Municipal do Porto, 2002
Faiança Portuguesa. Catálogo - Guia. 2ª ed.: M.N.S.R., 1948
Exposições
As Bebidas Exóticas e as Artes Decorativas - o chá, o café e o chocolate