Técnica: Prata repuxada, vazada e recortada, fundida, cinzelada e dourada
Dimensões (cm): Alt. 32,5 x Larg. 13,3
Descrição: Píxide em prata dourada, de base circular, orlada com motivos de folhas de acanto. O pé eleva-se em forma campanular com uma decoração organizada em três painéis, enquadrados por volutas e largas folhas de acanto, onde sob um fundo pontilhado se destacam cartelas conquiformes e florenciadas delimitadas por rocalhas. Em cada uma das cartelas surgem símbolos ligados à iconografia da Eucaristia e da Ressurreição: a “Arca da Aliança”, o “Pelicano”... Ver mais, o “Agnus Dei sobre o Livro dos Sete Selos” e a “Fénix".
A haste em balaústre é marcada por um grande nó triangular com elementos túrgidos a acentuarem os três vértices, entre os quais se inscrevem cartelas sobrepujadas por três cabeças de anjos.
Copa lisa e falsa copa de rebordo recortado ornamentada com uma sucessão de seis cartelas, idênticas às da base, coroadas por motivos florais e intercaladas por reservas e rocalhas.
A tampa repete o modelo estrutural e a composição ornamental do pé, com outros símbolos representados: o “Orvalho”, as “Tábuas da Lei”, a “Torre de Babel” e a “Serpente fixada na cruz com prego de ouro”. É rematada por cruz latina, florenciada, com um florão inscrito na intersecção dos braços, donde partem quatro raios lisos a formar o resplendor.
Origem/Historial: Fazia parte do conjunto de peças arrecadadas na Casa Forte do Palácio Nacional das Necessidades.
Por despacho ministerial de 28 de Maio de 1941, foram entregues, a título de depósito, à Direcção do Museu Nacional de Soares dos Reis por parte do Ministério das Finanças.
Incorporação: Ministério das Finanças/Depósito via Fazenda Pública
Centro de Fabrico: Portugal
Bibliografia
O Triunfo do Barroco. Imaginária. Monbiliário. Ourivesaria. [Catálogo da Exposição, Porto, Museu Nacional Soares dos Reia, 1989], Porto, Museu Nacional Soares dos Reis, 1989
Exposições
O Triunfo do Barroco. Imaginária. Mobiliário. Ourivesaria [Catálogo de Exposição] Porto: Museu Nacional de Soares dos Reis, 1989