Técnica: Prata repuxada, fundida, cinzelada e dourada
Dimensões (cm): Alt. 29,4 x Larg. 17
Descrição: Píxide em prata dourada, de base circular e perfil recortado. Apresenta pé moldurado, ligeiramente alteado, onde sob uma superfície puncionada se inscreve uma decoração relevada, composta por cabeças de anjo entre folhagem, volutas e concheados. A haste em balaústre é decorada de cartelas lisas. Copa baixa e bojuda, ornada profusamente com motivos semelhantes ao da base, e rosetas.
Ornamentação que surge também no primeiro registo da tampa, em formato de cúpula. Godrões e folhas de acanto preenchem respectivamente o segundo e o terceiro registo desta, rematada por um pequeno botão balaustriforme.
Origem/Historial: Fazia parte do conjunto de peças arrecadadas na Casa Forte do Palácio Nacional das Necessidades.
Por despacho ministerial de 28 de Maio de 1941, foram entregues, a título de depósito, à Direcção do Museu Nacional de Soares dos Reis por parte do Ministério das Finanças.
Incorporação: Ministério das Finanças/Depósito via Fazenda Pública
Centro de Fabrico: Portugal
Bibliografia
Triunfo do Barroco (O) [Cat. exp.]. Lisboa: Fundação das Descobertas, 1993
O Triunfo do Barroco. Imaginária. Monbiliário. Ourivesaria. [Catálogo da Exposição, Porto, Museu Nacional Soares dos Reia, 1989], Porto, Museu Nacional Soares dos Reis, 1989
Tesouros de Arte e Devoção. Exposição de Arte Sacra [Cat. Exposição], Évora: Forum Eugénio de Almeida, 2003-2004
Exposições
O Triunfo do Barroco. Imaginária. Mobiliário. Ourivesaria [Catálogo de Exposição] Porto: Museu Nacional de Soares dos Reis, 1989