Descrição: A aguarela representa, no primeiro plano, um casal conversando diante de uma casa cuja entrada se faz por um átrio coberto, aberto na frente e nos lados por arcos redondos, no murete de um dos quais se vê uma mulher estendendo uma colcha. No corpo da casa, que se desenvolve para a direita, abrem-se três janelas. Sobre o muro que cerca o edifício, debruça-se um jovem. À esquerda da composição surgem três árvores de grande porte e, no último plano, uma cadeia de montanhas.
Origem/Historial: A peça foi adquirida em 2011, por se tratar de um estudo para a pintura de uma das reservas do tecto da Sala Rosa. Trata-se de uma paisagem italiana não identificada pelo(s) autor(es).
Incorporação: A peça foi adquirida na leiloeira Cabral Moncada Leilões, no leilão n.º 125 (Fevereiro/Março de 2011), através de uma acção de mecenato da Caixa Geral de Depósitos.
Bibliografia
SILVA, Joaquim Possidónio Narciso da, Descripção das novas salas do Real Palacio da Ajuda. Obras mandadas executar por Sua Magestade a Rainha a Senhora D. Maria Pia de Saboia nos seus reaes aposentos, Typographia Portugueza, Lisboa, 1865
Catálogo do leilão de Antiguidades e Obras de Arte. Pintura, Livros, Pratas e Jóias - Cabral Moncada Leilões, n.º 125, Fevereiro/Março de 2011