Descrição: Presépio em barro vermelho modelado. Grupo escultórico constituído por três elementos: parte de um estábulo, as figuras de Maria e José numa só peça e o Menino Jesus.
Estábulo: Base paralelipipédica com pequeno buraco central para uma vela, ladeada atrás e do lado direito por muralhas de pedra irregulares; atrás as cabeças do boi e da vaca, frontais à direita o burrinho de perfil para o canto e, na face exterior, a inscrição gravada.
Maria e José: figura de homem frontal de pé, com cabelo pela nuca e barba, abraçando à sua esquerda pela cintura, com os dois braços, uma figura de mulher frontal, de pé, com cabelo comprido e véu e as duas mãos erguidas contra o peito; ambos vestem longas túnicas e José uma longa capa com que envolve também o corpo de Maria (grupo colocado no estábulo, à direita do observador, obliquamente voltado para o centro).
Menino: sobre uma "estrela" de quatro pontas, Jesus deitado de braços abertos em cruz, com cabelo pela nuca e auréola, vestindo uma túnica (colocado no estábulo, ao centro, abaixo da vela e obliquando para o lado onde estão Maria e José).
Origem/Historial: Existe uma cerâmica vidrada e uma terracota (E329/40-7) (KS40-2) e (EF310/40-8) . Existem ainda três terracotas só de Maria e José (E129/40-11 e E123/40-12 (KS40-10) e duas só do menino Jesus (E129/40-10 e E281/40-11).
* A classificação alfa-numérica mencionada, foi atribuída na inventariação efetuada pela Drª.Teresa Balté.
Hein Semke (1899-1995) nasceu em Hamburgo e, após uma primeira visita em 1929, radicou-se em Portugal em 1932, onde viveu até à sua morte.
Escultor, ceramista, desenhador e gravador, Semke deixou uma poderosa obra cerâmica, de forte pendor expressionista radicado na sua cultura alemã.
Incorporação: Doação de Drª.Teresa Balté, esposa do falecido artista.