Descrição: Candelabro sob a forma de homem de pé, com longa saia magenta apertada por cinto e camisa verde, rosto branco com cabelo e barba castanhos, olhando em frente, de braços estendidos ao alto, segurando à cabeça o topo de um cesto-base de vela branco.
Origem/Historial: Como vários trabalhos que tematizam o nascimento de Cristo e integram suportes para velas, os candelabros do artista enquadram-se geralmente no contexto de uma celebração da luz quer como iluminação divina quer como relação fraterna, clara e calorosa, entre os homens. Semelhante a este homem portador de luz, talvez um profeta, há uma mulher portadora de luz, também com um cesto à cabeça, mas que com ele não faz "par", o candelabro Claridade de 1940 (Cf.E131/40-21). Cf.EM87/46-44a,b,c,d (KM46-50a,b,c,d) para o molde em gesso (Cf.também KS586/40-1).
Hein Semke (1899-1995) nasceu em Hamburgo e, após uma primeira visita em 1929, radicou-se em Portugal em 1932, onde viveu até à sua morte.
Escultor, ceramista, desenhador e gravador, Semke deixou uma poderosa obra cerâmica, de forte pendor expressionista radicado na sua cultura alemã.
Incorporação: Doação de Drª.Teresa Balté, esposa do falecido artista, em conjunto com outras peças.