Irã

  • Museu: Museu Nacional de Etnologia
  • Nº de Inventário: AK.890
  • Super Categoria: Etnologia
  • Categoria: Ritual
  • Autor: Autor desconhecido
  • Datação: Século 20
  • Dimensões (cm): Comp. 58
  • Descrição: Irã em madeira, representando uma figura semelhante a um corno retorcido em curva larga, facetado, com um buraco de lés a lés junto à ponta de onde pende uma tira de pano à qual estão presas três pontas de folhas de palma. A meio tem um reforço de pele, que a envolve. Recoberto de engobo preto e cascas de ovo. Junto à base tem um enrolamento de fibras vegetais.
  • Origem/Historial: Usado no culto e homenagem aos antepassados pelos rapazes da classe de idade "kañokã" ("canioca", "kanhokam"). Entre os Bijagós os rapazes não são avaliados pela sua idade verdadeira, mas pela classe de idade a que pertencem. Danielle Duquette (1983) refere um total aproximado de 8 classes de idade na generalidade das ilhas e Christine Henry (1994) especifica apenas 4 na ilha de Canhabaque, não se referindo a nenhuma classe de id...
    Ver mais

Bibliografia

  • QUINTINO, Fernando Rogado. Justiça de Iran. In: Boletim Cultural da Guiné Portuguesa. Bissau, Vol2, N.5, 1947, p.197-205
  • QUINTINO, Fernando Rogado. Entre gente temente ao Deus Irã. Ultramar. Lisboa, vol8, n32, 1968, p.99-111
  • Duquette, Danielle Gallois - Dynamique de l'art bidjogo (Guinée-Bissau): contribution a une anthropologie de l'art des sociétés africaines. Lisboa: IICT, 1983
  • Moreira, José Mendes - Breve ensaio etnográfico acerca dos Bijagós. [Bissau: s.n.], 1946
  • Lima, Augusto J. Santos - Organização económica e social dos Bijagós. [S.l.: s.n.], 1947
  • DUQUETTE, Danielle Gallois - "Introdução aos Bijagós da Guiné-Bissau". In HERREMAN, Frank (ed.) - Na Presença dos Espíritos: arte africana do Museu Nacional de Etnologia. Lisboa, Nova Iorque: Museum of African Art, 2000.

Multimédia

  • P.1.25.gif

    Imagem