Escultura

  • Museu: Museu Nacional do Azulejo
  • Nº de Inventário: MNAz 788 Cer
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Cerâmica
  • Autor: Semke, Hein (Hamburgo, 1899 - Lisboa, 1995)
  • Datação: 1950
  • Técnica: Modelação
  • Dimensões (cm): Alt. 93 x Larg. 29 x Prof. 31
  • Descrição: Figura inspirada na Bíblia. Sobre uma baixa base quase circular, uma figura de homem em pé, com os pés nús afastados, vestindo uma longa túnica de mangas compridas, largas pregas e apertada na cintura por uma faixa; a figura, com cabelo pela base da nuca, olhos vazados e boca fechada, ergue os braços verticalmente, o direito com a mão aberta de palma voltada para a frente e o esquerdo com a mão cerrada; cabeça e corpo frontais fazem uma ligeira rotação para a direita. Peça vidrada a castanho excepto a cabeça, os pés e as mãos a branco.
  • Origem/Historial: Hein Semke (1899-1995) nasceu em Hamburgo e, após uma primeira visita em 1929, radicou-se em Portugal em 1932, onde viveu até à sua morte. Escultor, ceramista, desenhador e gravador, Semke deixou uma poderosa obra cerâmica, de forte pendor expressionista radicado na sua cultura alemã. E186/50-4 (KS258/50-4) é uma figura que faz parte de um conjunto de figuras religiosas ou "morais" com que o artista se identificava e que realizou em 1950 e 1951 na linha dos profetas, apóstolos, etc. dos primeiros anos 30, mas sem a sua força expressiva, num visível esforço para continuar a trabalhar como escultor e não se deixar absorver totalmente pela cerâmica a que a sobrevivência económica o obrigava. A figura inspira-se na "Bíblia", provavelmente na personagem de um profeta, e o gesto de combate à adversidade, indicado pelo punho fechado, e de abertura à vida, indicada pela palma da mão frontal, situa-a num registo idêntico ao do busto "Ainda Vivo" (E245/49-4). O trabalho exposto em 1951 era uma terracota, não sei se com ou sem base; não sei se EC186/50-4 é essa mesma terracota (caso em que ela à partida teria base) que o artista depois vidrou ou se trata de uma segunda figura sem base (EM342/50-5). De notar que no "Diário" (entrada de 22.1.51) H.S. refere ter acabado uma escultura que intitula Protest; será outra ? ou esta, que nesse caso datará de 1951? Cf. os desenhos D50/25 para os estudos. (Cf.também KF42/50-1).
  • Incorporação: Doação de Drª.Teresa Balté, esposa do falecido artista, em conjunto com outras peças.
  • Centro de Fabrico: Lisboa, Portugal

Bibliografia

  • Pamplona, Fernando de - "Hein Semke e o seu primitivismo", in: Diário da Manhã, 27/3/51
  • Meneses, T. - "Crónica das Artes Plásticas. Exposição de Hansi Stael e Hein Semke", in: A Semana, 31/3/51 .
  • Artes Plásticas . Escultura e cerâmica de Hein Semke, in: Diário Popular, 31/3/51

Exposições

  • Exposição de Hansi Stael - pintura e desenho- e Hein Semke - escultura e cerâmica"

    • S.N.B.A, Lisboa
    • Exposição Física
  • "Cerâmicas de Hein Semke" . Doação Teresa Balté

    • Museu Nacional do Azulejo
    • 22/3/2016 a 26/6/2016
    • Exposição Física

Multimédia

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