Rédeas de Arreio de Tiro à Inglesa, para 4 cavalos, do Conde das Galveias, armas do Conde das Galveias
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: A 3859
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Meios de transporte
-
Autor:
Pintor (-)
-
Datação: 1801/1825
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 87 x Larg. 2
-
Descrição: Arreio à inglesa para serviço da carruagem de gala do Conde das Galveias. Em couro preto decorado com chaparia de prata com motivos fitomórficos. Apresenta, em prata fundida, as armas do proprietário encimadas por coroa de Conde.
Pertence a um conjunto de tiro para 4 cavalos.
Rédeas de couro preto, constituída por correias e fivelas simples e passadeiras.
-
-
Origem/Historial: Este arreio é do serviço da carruagem de gala do Conde das Galveias, D. José de Avilez Logo de Almeida Melo Castro. Nascido em 1872, o 9º Conde de Galveias, foi oficial-mor da Casa Real, couteiro-mor da mesma e da Casa de Bragança, vedor da Rainha D. Amélia, par do Reino hereditário (em sucessão a seu avô materno), membro do Conselho de Administração da Companhia Nacional de Navegação. Depos da morte de sua esposa D. Teresa de Lencastre e Oliveira, o 9º Conde de Galveias fixou residência no Brasil.
O excerto biográfico de ZUQUETE, A.E. Martins- Nobreza de Portugal e do Brasil, vol II, p.633, não faz qualquer referência a cargos, honras ou comendas de que o 9º conde de Galveias, fosse detentor, ao contrário do que acontece com todos os seus antecessores, nomeadamente com o seu avô que fora alcaide-mor de Borba, comendador das comendas hereditárias da sua Casa e Ordem de Cristo.
Entende-se, assim, que os arreios tenham sido feitos no 1º quartel do séc. XIX para o 7º Conde de Galveias, D. António Francisco Lobo de Almeida e Castro de Saldanha e Beja, bem como a presença do colar e da insígnia de Cristo junto das armas da família. Os arreios e carruagem (construída em 1829) teriam passado de geração em geração até chegarem a D. José de Melo e Castro, comumente apontado como sendo o seu proprietário legítimo.
-
Incorporação: Adquirido a Guilherme Possolo
-
Bibliografia
- Congresso Internacional de Ciências Genealógicas e Heráldicas: FCG, 1986
- KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1964,4ª ed.. Lisboa: 1964