Descrição: Placa. Sobre fundo retangular vertical emoldurado a amarelo claro, duas máscaras femininas de perfil confrontando-se, uma em cima à esquerda e outra em baixo à direita, delineadas em "fita" branca e definindo entre si três espaços de fundo: a meio um azul, em cima à direita em cor de grão e em baixo à esquerda um verde claro - tendo os de cima e de baixo inscritas cada uma forma em "nuvem de fumo" verde escuro, delineada a preto. A máscara da esquerda, de rosto castanho muito claro e olho branco, é um retrato da Sternchen (Margarida de Ávila), fumando boquilha; a da direita, de rosa e olho azul, é um retrato da Gret (Margarida Schimmelpfennig), fumando cachimbo.
Origem/Historial: Pendurada durante vários anos no atelier, na casa de banho, nos anos 80 o artista ofereceu a placa à Gret, (Margarida Schimmelpfennig) que a ofereceu à Dra. Teresa Balté em 18/9/2007 (Cf.também KF42/50-1).
Hein Semke (1899-1995) nasceu em Hamburgo e, após uma primeira visita em 1929, radicou-se em Portugal em 1932, onde viveu até à sua morte.
Escultor, ceramista, desenhador e gravador, Semke deixou uma poderosa obra cerâmica, de forte pendor expressionista radicado na sua cultura alemã.
Incorporação: Doação de Drª.Teresa Balté, esposa do falecido artista, em conjunto com outras peças.
Centro de Fabrico: Lisboa, Portugal
Bibliografia
Pamplona, Fernando de - Hein Semke, mestre ceramista e feiticeiro do fogo, in: Diário da Manhã, 25/5/52.
Júlio, José - "Exposição de Cerâmica e Desenho de Hein Semke", in: Ler, Lisboa, nº.4, Julho de 1952