Descrição: Prato. Sobre fundo circular, incisos e modelados: um nu feminino central, de tronco frontal, cabeça com longo cabelo, ligeiramente voltada para a esquerda, braços caídos e mãos atrás das costas; está ajoelhada para a esquerda, ladeada à direita por uma campânula vertical com caule e quatro folhas e sobrepondo-se à esquerda a um nu masculino de perfil para a direita, seccionado pelo meio da coxa, com três contornos para a esquerda. Vidrado a azul, verde, castanho, violeta e branco.
Origem/Historial: Apresentada na exposição de Maio de 1952, como se vê em foto da mesma. Cf.D51/39,8 e D51/39,9 para o desenho respetivamente sobre papel de rascunho e vegetal para aplicação cerâmica. A figura masculina aparece ainda no prato "Amor", apresentado na mesma exposição (cf.KF52/52-25 (dir.). (Cf.KF57/52-28 (dir) . (Cf.também KF42/50-1)
Hein Semke (1899-1995) nasceu em Hamburgo e, após uma primeira visita em 1929, radicou-se em Portugal em 1932, onde viveu até à sua morte.
Escultor, ceramista, desenhador e gravador, Semke deixou uma poderosa obra cerâmica, de forte pendor expressionista radicado na sua cultura alemã.
Incorporação: Doação de Drª.Teresa Balté, esposa do falecido artista, em conjunto com outras peças.
Centro de Fabrico: Lisboa, Portugal
Exposições
Exposição de cerâmica e desenhos de Hein Semke no atelier de Hansi Stael