Descrição: Prato intitulado Natal. Sobre fundo circular amarelo, inciso: um grande círculo concêntrico central azul (?) onde se inscrevem um Menino Jesus, central, frontal e de pé, aureolado e vestindo uma túnica vermelha, levantado nos braços de dois anjos frontais que o ladeiam, pairando de pé e de asas caídas, ladeados por sua vez por dois cometas amarelos que projetam para o alto as caudas num arco convergente para a cabeça do Menino; em baixo, por detrás dos anjos, uma faixa horizontal com a inscrição em maiúsculas tripartida - nos extremos, para a esquerda e direita dos anjos, a palavra "PAZ" repetida e no centro, entre eles, sob o Menino e encimando um coração vermelho, a palavra "AMOR".
Origem/Historial: O primeiro de dois pratos práticamente contemporâneos intitulados Natal - este realizado em fins de 1952 e o outro já em princípios de 1953 (K326/53-1). Cf.D52/22,4 para o estudo. (Cf.também KF42/50-1).
Hein Semke (1899-1995) nasceu em Hamburgo e, após uma primeira visita em 1929, radicou-se em Portugal em 1932, onde viveu até à sua morte.
Escultor, ceramista, desenhador e gravador, Semke deixou uma poderosa obra cerâmica, de forte pendor expressionista radicado na sua cultura alemã.
Incorporação: Doação de Drª.Teresa Balté, esposa do falecido artista, em conjunto com outras peças.
Centro de Fabrico: Lisboa, Portugal
Bibliografia
J.R- Vida Artística . Cerâmicas de Hein Semke na galeria António Carneiro, in: Diário do Norte, 4/11/52