Descrição: Prato com omposição abastrata. Sobre fundo circular amarelo, inciso: um grande círculo concêntrico onde se inscreve um concêntrico central onde se inscrevem no quarto superior direito três pequenos círculos dispostos em arco; ao centro um quase triângulo isósceles com o vértice para direita e por baixo um triângulo isósceles com o vértice para a esquerda; sobrepondo-se ao quase triângulo isósceles um círculo médio central e sobrepondo-se ao triângulo isósceles e ao círculo médio um alto e esguio triângulo escaleno com o vértice para cima. Vidrado amarelo, verde, violeta e preto.
Origem/Historial: Nas séries pratos abstratos I (52-31 do inventário das cerâmicas) e Pratos abstratos II (51-33 do inventário das cerâmicas) foram reunidos dois conjuntos de pratos decorados com desenhos abstratos, sem referências representativas, os primeiros com cerca de 37 cm de diâmetro, onde predominam formas geométricas, realizados em 1952, e os segundos com cerca de 44 cm de diâmetro, onde predominam formas orgânicas, realizados em 1952/53; os primeiros baseiam-se na série de desenhos Pratos abstratos I (D52/28) e os segundos na série de desenhos Pratos abstratos II (D52/29 (cf. série 52-32 do inventário das cerâmicas)), muito provavelmente posterior e datada de meados de Novembro de 1952, aparecendo algumas composições da primeira variadas e ampliadas na segunda. São trabalhos onde o artista pretendeu conjugar a componente tradicional popular do prato de barro vermelho decorado com a componente "culta" de uma decoração abstrata moderna e não convencional K343/52-33,1, realizado já em 1953, baseia-se no desenho sobre papel vegetal, para aplicação cerâmica, D52/29,9, que transpõe o desenho D52/29,1 (KD166/52-32,1). (Cf.também KF42/50-1)
Hein Semke (1899-1995) nasceu em Hamburgo e, após uma primeira visita em 1929, radicou-se em Portugal em 1932, onde viveu até à sua morte.
Escultor, ceramista, desenhador e gravador, Semke deixou uma poderosa obra cerâmica, de forte pendor expressionista radicado na sua cultura alemã.
Incorporação: Doação de Drª.Teresa Balté, esposa do falecido artista, em conjunto com outras peças.
Centro de Fabrico: Lisboa, Portugal
Bibliografia
Pamplona, Fernando de - "Hein Semke forte Ceramista" , in: Diário da manhã, 2/4/53
Exposições
Exposição de Cerâmicas de Hein Semke e Pinturas de João Santiago
S.N.B.A , Lisboa
Exposição Física
Exposição de Pinturas, Cerâmicas e Desenhos de Hein Semke