Técnica: Vidro soprado e moldado, trabalhado à pinça. Gravação com roda de cobre.
Descrição: Espelho oval, ornamentado com folhas em vidro transparente incolor, aplicadas na moldura em madeira, reproduzindo uma coroa de louros. No topo, a coroar o espelho grande, outro espelho mais pequeno, oval, decorado à superfície com motivos de folhas gravadas à roda, e, igualmente contornado com folhas de louro em vidro transparente incolor e flores em incolor, vermelho e branco.
A moldura interior do espelho maior mostra volutas em vidro transparente incolor liso e, pontualmente, flores de vidrio transparente laranja e branco, cada uma delas presa comuma pérola também de vidro. As mesmas flores em vermelho, laranja e brancotambém aparecem na moldura exterior.
A parte inferior, rematada com um molho de folhas de louro e as mesmas flores, tem ao centro, fixa numa barra em ferro, uma estrutura de madeira de forma cilindrica com 17 orifícios onde se inserem, no centro, uma jarra em forma de balaústre, decorada no topo com folhas e flores, e aos lados , quatro braços em vidro transparente incolor em espiral com arandelas para velas e argolas em vidro, trabalhado à pinça, manchado de cores vermelha e laranja e com pingente da mesma co; braços espiralados decorados com folhas em vidro com manchas de cor vermelha e laranja e braços espiralados rematados por flores com manchas de cor vermelha e laranja. Observa-se a ausencia de dois braços, um deles serviria possivelmente para um lume.
Origem/Historial: Poderá ter sido adquirido pela rainha D. Maria Pia na viagem de 1888 na Compagnia di Venezia Murano de acordo com fatura de compra.
Os espelhos venezianos obtiveram grande sucesso a partir do século XVI e foram produzidos em larga escala sobretudo a partir do século XVIII. No último quartel do século XIX a casa Salviatie Compagnia di Venezia Murano fabricaram estes modelos, ricamente decorados com motivos florais e vegetalistas.
Incorporação: Casa Real
Centro de Fabrico: Murano. Veneza. Itália.
Bibliografia
"Ricordo di Venezia. Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa", catálogo da exposição, Imprensa Nacional Casa da Moeda e Palácio Nacional da Ajuda. Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa, de julho a novembro de 2015.
Exposições
"Ricordo di Venezia. Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa"