Técnica: Porcelana moldada; pintura em policromia de grande fogo; douragem brunida com efeitos.
Dimensões (cm): Alt. 57 x Larg. 36 x Prof. 2
Descrição: Jarra balaustriforme com pé, apoiada em base quadrangular; pegas de cerâmica modelada em fingimento de bronze dourado.
Decoração em esmalte azul-rei, com reserva em policromia sobre fundo branco na face principal e douragem parcial a ouro brunido com efeitos no verso. A reserva principal, no bojo, representa o Mosteiro da Batalha. A pintura é uma reprodução de uma gravura da autoria de Henry l’Evêque. Base quadrangular decorada com frisos de hera nas faces frontais e coros de louros nos cantos da face superior de onde arranca o pé de secção circular, dourado, adelgaçando para cima, rematado inferiormente, por friso de hera sobre azul-rei. Um anel dourado define o arranque do bojo. Verso do bojo decorado com albarrada inserida em medalhão enquadrado por coroa de flores. O colo, de fundo azul-rei, é decorado inferior e superiormente por friso perlado rematado por filete duplo, delimitado por um friso de hera, em dourado. O bocal é delimitado por largo friso dourado. As pegas, em forma de cabeças de carneiro, igualmente douradas, são adossadas sobre palmetas afrontadas verticalmente; uma grinalda decora a fronte do carneiro.
Origem/Historial: Henri l’Evêque 1769-1832 - Pintor e gravador, trabalhou frequentemente em Portugal e Espanha. Entre nós, pelo menos a partir de 1807, também se tornou conhecido como ilustrador de duas obras editadas em Londres, uma sobre as campanhas do duque de Wellington em Portugal de 1813 e outra de costumes portugueses de 1814.
Benjamin Conte 1762-1851 - Veio para Portugal em 1805 por intermédio de D. Rodrigo de Sousa Coutinho para trabalhar na escola de gravura da Imprensa Régia. Dominando bem as técnicas da gravura, era exímio na gravação de paisagens e conjuntos arquitectónicos.
A informação supra, foi facultada por Laura Carmo Costa, ao tempo responsável pela colecção de pintura, escultura e gravura, do Palácio Nacional da Ajuda.
A localização da gravura foi-nos gentilmente cedida por Alexandra Markl, conservadora do Departamento de Desenho e Gravura do Museu Nacional de Arte Antiga.
L'EVEQUE, Henry (1769-1832)View of the Convent of Batalha / H. l'Evêque del. ; B. Comte sculp., 1810. - London : Colnaghi, 1812. - 1 gravura : água-forte, p&b, BND > View of the Convent of Batalha, London, 1812,View of the Convent of Batalha (cota E-82-R) http://purl.pt/22584/2/ [consultado 18.08.2015]
A gravura reproduzida encontra-se invertida relativamente à implantação do monumento no território.
Ficha preenchida por Maria de Fátima Nina Moura em 2015.10.12
Comentário:
À data do arrolamento, a jarra encontrava-se na Sala Império do Palácio das Necessidades, tendo sido transferida, para o da Ajuda, em 24.05.1924.
Incorporação: Casa Real
Centro de Fabrico: Paris; Rua de Bondy, Paris
Bibliografia
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional das Necessidades, vol. 1, 1910-1912
REIS, Ana Batalha - Porcelana Europeia. Reservas do Palácio Nacional da Ajuda. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987
GUILLEBON, Régine de Plinval de, Faïence et Porcelaine de Paris XVIII – XIX siècles, Editions Faton, 1995
PRÉAUD, Tamara e OSTERGARD, Derek E. (Ed.), The Sèvres Porcelain Manufactory: Alexandre Brongniart and the Triumph of Art and Industry, 1800–1847, New York: The Bard Graduate Centre for Studies in the Decorative Arts and Yale University Press, 1997 (cat. exp., The Bard Graduate Centre for Studies in the Decorative Arts)