Descrição: Cabeça humana mumificada, com vestígios de tatuagem, de cabelo comprido, ornamentada com diadema em plumária, na base do qual de sobrepõe um friso de dentes, possivelmente de macaco, e pingentes de contas e penas.
<br/>
<br/>
De orelhas decepadas, apresenta tufos de fios de algodão saindo dos orifícios auriculares, tal como na boca, desta saindo também um cordão pelo qual a cabeça podia ser transportada, às costas ou pendente de um... Ver mais cinto, como insígnia do estatuto e do valor do guerreiro que o possuía, ostentanto o inimigo morto em combate.
<br/>
<br/>
Os olhos, com órbitas preenchidas com cera ou resina, apresentam-se desprovidos de quaisquer elementos decorativos, tendo provavelmente deles sido destacados os dentes incisivos de roedor aos quais aquela matéria serve usualmente de adesivo neste tipo de objectos cerimoniais.
<br/>
<br/>
"Testemunho do valor do guerreiro vencedor, a cabeça, após a refrega, era cosida, seca e embebida em óleo de urucu. Seguidamente era objecto dum ritual durante o qual eram confeccionados e aplicados os adornos de plumária, segundo regras estritas, cabendo a determinados membros do grupo a aposição de certas penas. Ela participava nas cerimónias em que se exaltavam as virtudes guerreiras dos jovens com vista à sua integração na estrutura da sociedade. Inseparável do seu detentor, era mantida ao lado da rede onde dormia e acompanhava-o nas caçadas e acções guerreiras" (in: DIAS, Jill R. (coord.) - Nas vésperas do mundo moderno - Brasil. Lisboa: Comissão para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1992, p. 230).
<br/>
<br/>
Pertence ao acervo do Museu Nacional de Arqueologia, tendo sido depositada no Museu de Etnologia para fins de investigação, assim como de profunda intervenção de restauro, realizada pela conservadora/desenhadora Manuela Costa, previamente à primeira apresentação pública desta cabeça-troféu na Exposição "Índios da Amazónia", realizada no Museu em 1986, na qual figurou sob o número de catálogo 60.
Incorporação: Encontra-se incorporada no acervo do Museu Nacional de Arqueologia, desde 1910, proveniente das «Coleções Reais», e em depósito (n.º D.19.1.) no Museu Nacional de Etnologia. Desde a exposição "Nas Vésperas do Mundo Moderno - Brasil" (1992) encontra-se identificada com o n.º de inventário 8362 do Museu Nacional de Arqueologia.
Bibliografia
BRITO, Joaquim Pais de, et al (coords), Os Índios, Nós. Lisboa: CNCDP/IPM/MNE, 2000
DIAS, Jill R. (coord.) - "Brasil: sinais de culturas desaparecidas ou em vias de extinção" in Nas vésperas do mundo moderno - Brasil. Lisboa: Comissão para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1992
OLIVEIRA, Ernesto Veiga de, et al, Índios da Amazónia. Lisboa: Museu de Etnologia/ Instituto de Investigação Cientifica e Tropical, 1986
RIBEIRO, Berta G., Dicionário do Artesanato Indígena. São Paulo: Itatiaia Limitada, USP, 1988
GRUPIONI, Luís Donisete (coord.), Brésil Indien: les arts des Amérindiens du Brésil (Paris, Galeries nationales du Grand Palais). Paris: Réunion des Musées Nationaux.