Maquineta de Presépio
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: Maquineta de Presépio
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (Entalhador)
-
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 1480 x Larg. 1150 x Prof. 850
-
Descrição: Caixa paralelepipédica de secção retangular com estrutura definida por duas ilhargas planas, tabuado superior constituido por cinco pranchas em madeira sem pintura no exterior e base com rodapé pintado de rosa, entalhado, formando um friso contínuo com desenho de capelas: concavidades pintadas de tom claro.
Trabalho de marcenaria na caixa; entalhamento da madeira nos elementos decorativos, com douramento nos perfis da moldura enquadrando a vidraça frontal. As ilhargas têm no exterior uma camada cromática com pintura imitando tecido com desenho de um padrão florido aplicado sobre fundo azul claro. O interior da caixa, onde se alberga o presépio constituido por várias figuras esculpidas em barro e madeira, e policromadas, tem o camarim pintado com fundo azul claro: o teto tem pintura de um padrão de flores simulando um tecido e os paineis laterais e do fundo do camarim são revestidos com material diverso, de origem orgânica, tais como: cortiças, musgos secos, micas e papeis pintados, algodão em rama e madeiras.
O Camarim fecha com um frontão aberto e segmentos em voluta, seguidos de elementos vegetalistas recortados que fecham nos extremos com aletas decoradas de flores, rosas, em médio relevo, entalhadas e douradas sobre fundo vermelho marmoreado.
-
-
-
Incorporação: Transferencia legal após extinçaõ das Ordens Religiosas em 1834.
-
Bibliografia
- BELINQUETE, José Martins. "As Carmelitas em Aveiro – Ontem e Hoje". Aveiro: Edições Sinai, 1996