Maquineta de presépio
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Museu: Museu de Aveiro
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Nº de Inventário: 206/M
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Escultura
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Autor:
Trabalho português (Entalhador)
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Datação: Século 1750/1801
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Suporte: Madeira
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Técnica: Marcenaria e carpintaria na estrutura da caixa; labor de talha na moldura principal; aplicação de policromias nas ilhargas e tábuas interiores.
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Dimensões (cm): Alt. 148 x Larg. 161 x Prof. 83,5
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Descrição: Caixa paralelipipeda em madeira pintada imitanto marmoriados de tons rosa e azul com decoração de motivos florais entalhados e vazados, colocados no frontão e rematando o entablamento superior da face envidraçada. As faces laterais são em madeira pintada imitando um tecido de flores de fundo azul claro e motivos a vulso em tons de vermelho, verde e branco. O teto tem apainelado pintado no interior imitando um tecido de flores coloridas sobre o fundo azul claro e o exterior constituído por um conjunto de 5 tábuas de pinho sem pintura.
A face principal envidraçada tem molduras laterais recortadas com enrolamentos e auriculares prateados e parcialmente dourados; a moldura superior é entalhada e pintada com destaque de um pequeno frontão a eixo, vazado no remate e pintura de marmoreados rosa e verde.
Na base da maquineta corre a todo o comprimento um friso de madeira de cor rosa, com desenho "encadeado" de capelas sulcadas e pintadas de beje.
Esta maquineta resulta na "combinação" de vários elementos pertencentes a outros objetos de marcenaria pintada, formando uma estrutura composta de elementos não originais que reunidos formam uma caixa de desenho singular no contexto morfológico das maquinetas de presépio.
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Origem/Historial: As casas religiosas incluiam nas suas funções, para além da oração e da contemplação, atividades manuais que serviam as necessidades da comunidade religiosa e muitas vezes eram também resposta aos aglumerados habitacionais onde o mosteiro/convento se inseria. Nos labores estava também a manufatura de figuras de presépio e a sua integração em cenários imitando a gruta, o estábulo e o local de nascimento de Jesus ou seja, Belém em Jerusalém.
As maquinetas de presépio são armarios contentores de imagens de caráter religioso que servem também de oratório. O interior da maquineta simula um cenário no qual se organiza um presépio enriquecido de figuras representativas da sociedade da época.
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Incorporação: (anexo nº 38 da obra do Padre Belinquete, 1996, pág. 770):
"Decreto de cedência pelo governo à Câmara Municipal de Aveiro dos edifícios conventuais de Jesus e das Carmelitas.
(...)
3.º- A Comição Jurisdicional dos Bens das Extintas Congregações Religiosas poderá confiar à guarda da mesma Câmara Municipal, mediante inventário, os objetos de arte que foram encontrados entre os das extintas congregações do distrito de Aveiro, precedente voto do Concelho de Arte e Arqueologia da respetiva circunscrição."
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Bibliografia
- BELINQUETE, José Martins. "As Carmelitas em Aveiro – Ontem e Hoje". Aveiro: Edições Sinai, 1996