Técnica: Barro vermelho rodado, com decoração incisa e aplicada
Dimensões (cm): Alt. 30,7 x Larg. 16,8 x Diâm. 15,5
Descrição: Bilha rodada, com o bojo esférico, colo alto tronco-cónico, copa ovóide e assente sobre pequeno frete circular recuado. Asa em fita apoiada na zona inferior da copa e no meio do bojo, com o remate inferior voltado para cima. Tampa de encaixe em calote com aba estreita virada para o exterior e pega cónica.
Barro vermelho com decoração incisa e aplicada com utilização de mica. No bojo tem quatro medalhões em relevo, limitados por flores aplicadas, com um mascarão rodeado de folhagem dispostas radialmente no centro. Esta decoração repete-se na copa. Colo com decoração incisa de matriz oval formando duas cercaduras contínuas, seguidas de anel em relevo e de mais duas cercaduras, uma com losangos e outra com motivos ovais. Tampa com decoração de linhas incisas oblíquas
Origem/Historial: O acervo do Museu Municipal do Porto foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937. Previamente, em 1938/39, foi feito um inventário geral, do qual consta esta peça, onde tem como proveniência o "Fundo do Museu".
Consta ainda de um inventário parcial, feito em 1919 (inv. parcial nº 5), que não tem indicação de proveniência e do Guia do Museu Municipal do Porto de 1902, também sem proveniência, no entanto, Julieta Ferrão refere que deve ter sido uma das peças de cerâmica compradas por Rocha Peixoto com a colaboração de Joaquim de Vasconcelos.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Caldas da Rainha (?)
Bibliografia
Expo Caldas 77 [Cat. Exp.]. Caldas da Rainha: Museu José Malhoa, 1977
Faiança Portuguesa. Catálogo - Guia. 1ª ed.. Porto: MNSR, 1943
Guia do Museu Municipal do Porto. Porto: Typographia Central, 1902
FERRÃO, Julieta - Uma "Bilha" das Caldas da Rainha, in Museu, vol. III, nº 6, Junho 1944