Cruz Peitoral Relicário
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 102 Our MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Ourivesaria
-
Autor:
Autor desconhecido (Ourives)
-
Datação: Século 16/17
-
-
Técnica: Laminagem, puncionagem, cinzelagem.
-
Dimensões (cm): Alt. 12,3 x Larg. 9
-
Descrição: Cruz-relicário de dupla face em cobre dourado. De configuração latina, com haste e braços de secção quadrangular com finas molduras. Numa das faces, no cruzamento da haste com os braços surge a figura em médio-relevo de Cristo crucificado encimado pelo monograma “INRI”, inserido numa cartela. Nas extremidades dos braços destacam-se o símbolo da arca da aliança e dois instrumentos da paixão: o martelo e a torquês; sob os pés de Cristo e em níveis diferentes, ressalta a representação de um coração trespassado por duas setas e o chicote da flagelação.
No reverso, também em médio-relevo apresenta a figura da Virgem orante, coroada e encimada por uma estrela de oito pontas. Motivos florais dominam os braços e a haste.
Ao longo das faces laterais do relicário lêem-se as seguintes inscrições: SANTA / MARIA ORA PRONOBIS e LOUVADO S / EJA O SANCTISSº. SCRAMTº
No topo uma argola para suspensão da peça e nas extremidades dos braços e zona inferior da haste, terminações em formato de piorra com parafuso para possibilitar a abertura da cruz que articula em cima por charneira.
Uma vez aberto o relicário, observa-se uma estrutura com várias divisórias destinadas a guardar relíquias.
-
-
Origem/Historial: Aquisição a Joaquim Gonçalves Carneiro, negociante da Póvoa de Varzim, em 1946.
-
-
Centro de Fabrico: Namban, Japão?