Descrição: Escultura em madeira, representando uma figura masculina, com as pernas fletidas, braços de grossura exageradamente desproporcionada, afastados do corpo, fletidos de modo a que as mãos apoiem na região umbilical. Na cabeça apresenta um toucado alto, com aplicações de fios metálicos, duas secções de corte arredondado na região occipital, prolongados por duas palas curvilíneas que caem sobre os ombros da figura, e sobre os quais apoia ao centro ... Ver maisuma peça cilíndrica. esta tem uma pequena saliência na extremidade, de 4 cm (altura) e 2,7 cm de diâmetro, com um furo longitudinal no centro. O sexo encontra-se naturalisticamente figurado.
Origem/Historial: Representação em madeira de um chefe Cokwe, ou mwanangana, sobre uma base circular. Apresenta corpo nú, joelhos fletidos, ombros e braços robustos, mãos pousadas no ventre. No topo da cabeça, um toucado caraterístico da realeza, numa evocação de um antepassado chefe e do lendário Chibinda Ilunga, um mítico heroi caçador de sangue real do antigo reino Luba.
Este objecto insere-se no conjunto de 618 objetos, provenientes de Angola, ... Ver maisMoçambique, Guiné-Bissau e Timor, adquirido aos herdeiros do colecionador António de Oliveira em 1959. Esta foi a segunda coleção incorporada no Museu de Etnologia do Ultramar a seguir à sua criação formal em 1965.
BASTIN, Marie-Louise - Escultura angolana. Memorial de culturas. Lisboa: MNE, 1994
OLIVEIRA, Ernesto Veiga de - Escultura africana em Portugal. Lisboa: JIU/MEU, 1985
Museu de Etnologia do Ultramar - Povos e Culturas. Lisboa: JIU/MEU, 1972
Oliveira, António de - Mahamba: tentativa de interpretação artística e psicológica de documentos de arte dos negros africanos. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1959