Caixa-cesto
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 19/L
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Equipamento e utensílios
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 20
-
Suporte: Bambu
-
Técnica: Laca policromada e dourada.
-
Dimensões (cm): Alt. 23,5 x Diâm. 23
-
Descrição: Peça cilíndrica constituída por duas caixas baixas que encaixam uma na outra e que fecham com tampa.
Da caixa inferior, ligeiramente mais alta que a seguinte, parte uma pega com formato quadrangular que se eleva acima da tampa. Esta é constituída, em cada um dos lados, por três meias canas que, partindo ligeiramente separadas da base, se unem na parte superior numa pega plana.
Em cada caixa, e na lateral da tampa, desenvolve-se uma decoração longitudinal constituída por ramagens floridas em tons de azul, vermelho, amarelo e dourado. Destaca-se apenas um pássaro num dos lados da caixa superior. Zonas laterais da peça sem decoração. A tampa, um pouco mais baixa que as caixas, apresenta no topo o mesmo tipo de decoração, com um pássaro, desta feita inserido numa moldura com elementos em «grega» dourados.
Interiores das caixas e da tampa com lacado vermelho vivo.
A pega apresenta decoração apenas na parte superior, tendo uma inscrição oriental ao centro, ladeada por uma malha de elementos geometrizados. Ambas as caixas apresentam o fundo lacado a preto e uma inscrição com caracteres orientais incisos.
-
-
-
Incorporação: Esta peça faz parte de um conjunto de mais de uma centena de peças doadas ao Museu de Aveiro em 1952 pelo Coronel - Médico António Nascimento Leitão.
No catálogo produzido pelo próprio doador, a peça vem referida como « caixa-cêsto de 3 compartimentos, para a condução de bôlos em dias festivos».
-
Centro de Fabrico: Manufactura chinesa
Bibliografia
- Catálogo e Relação descritiva da Secção Oriental do Museu Regional de Aveiro: 1954