Concha com base decorativa
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 21/L
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Equipamento e utensílios
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Base entalhada
-
Dimensões (cm): Alt. 28,5 x Larg. 24,5
-
Descrição: Peça constituída por uma concha de madrepérola de grandes dimensões e uma base de madeira entalhada vazada.
A concha apresenta a parte superior e lateral esquerda com linhas curvas, fazendo no lado direito um ângulo recto e na zona inferior uma forma em bico. Esta encaixa na base de madeira, permitindo a sua exposição vertical. No centro da concha destaca-se um dragão (com patas de quatro garras), em prata, preso por parafusos e porcas também em prata.
A base sugere a representação de uma árvore com raiz rectangular vazada que se eleva num tronco único. Este volta a divergir lateralmente na zona superior onde um rasgo permite o encaixe da concha. Em volta do tronco e da raiz desenvolvem-se ramagens vazadas com pequenas flores de cinco pétalas.
-
-
-
Incorporação: Esta peça faz parte de um conjunto de mais de uma centena de peças doadas ao Museu de Aveiro em 1952 pelo Coronel - Médico António Nascimento Leitão.
No catálogo produzido pelo próprio doador, a peça vem referida como fazendo parte de um conjunto de "6 conchas de madre-pérola: - duas lisas, duas com trabalhos de gravuras e duas com dragão de prata".
-
Centro de Fabrico: Manufactura oriental (China)
Bibliografia
- Catálogo e Relação descritiva da Secção Oriental do Museu Regional de Aveiro: 1954