Candil
-
Museu: Museu Nacional de Arqueologia
-
Nº de Inventário: 17042 D
-
Super Categoria:
Arqueologia
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 11/12
-
-
Técnica: Roda e molde. Decorado com a técnica de corda seca parcial.
-
Dimensões (cm): Comp. max.: 12 x Alt. max: 5,5 x Diâm. base: 4; depósito: 7 x Esp. depósito: 0,4 ; bico: 1,3 x Prof. max.: 5,4
-
Descrição: Candil com bico de canal de cerâmica, coberto em ambas as faces de engobe esbranquiçado.
Apresenta base plana ligeiramente convexa, depósito discóide com uma canelura saliente a meia altura do depósito, arranque de asa de fita e a sua terminação na parte exterior do colo, uma porção do colo de forma bitroncónica e bico de canal de paredes facetadas mutilado na ponta. Decoração de corda seca parcial. Na parte superior do depósito conserva ainda manchas de esmalte amarelo melado. Pasta rosada homogénea. Contém alguns elementos não plásticos.
Este candil ostenta a decoração de corda seca parcial de que subsistem ainda manchas de esmalte amarelo melado dispostas na parte superior do depósito. Além disso, a forma do depósito assim como o bico de canal com as características paredes facetadas que formam uma reentrância entre o contorno do depósito e do bico de canal, situam este candil no contexto das produções dos sécs. XI/XII.
Nas escavações realizadas em Mértola e em Silves foram exumados candis análogos atribuídos aos sécs. XI e XI/XII, respectivamente.
No acervo do MNA existem numerosos exemplares semelhantes de proveniências diversas o que mostra bem a homogeneidade de formas e técnicas praticadas em diferentes centros de olaria.
Esses candis apresentam variantes de dimensões e de vidrados que oscilam entre transparentes e opácos (esmaltes) e de tonalidades amarelas ou verdes, estas últimas mais raras.
-
-
Origem/Historial: Candil de proveniência desconhecida. Pertence a um conjunto de cinco candis incompletos nºs Inv.17042 A - E.
-
-
Bibliografia
- KEMNITZ, Eva - Maria von - "Os Candis da Colecção do Museu Nacional de Arqueologia", O Arqueólogo Português, Série IV vol:11/!2. Lisboa: MNA, 1993-1994
- TORRES, Cláudio - Cerâmica Islâmica Portuguesa, Catálogo. Mértola: Campo Arqueológico de Mértola, 1987
- VARELA GOMES, Rosa - "Cerâmicas Muçulmanas do Castelo de Silves". Silves: "Xelb", nº 1, C.M. de Silves, 1988
- ZOZAYA, Juan - "Aperçu général sur la céramique espagnole", La Céramique Méd. en Méditerrannée Occid.. Paris: CNRS, 1980