Candil
-
Museu: Museu Nacional de Arqueologia
-
Nº de Inventário: 17007
-
Super Categoria:
Arqueologia
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 11
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 7,5 x Diâm. Base: 4; depósito: 7,5
-
Descrição: Candil, com bico de canal, de cerâmica, coberto nas ambas as faces de engobe amarelado. O fragmento apresenta base plana, depósito baixo discóide, asa de fita de secção oval. Ostenta uma canelura central saliente, arranque do colo de forma troncocónica com bordo boleado e fragmento do bico de canal de paredes facetadas. Decorado com a técnica de corda seca parcial. Na parte superior do depósito decorado com motivos geométricos pintados a castanho que contornam meias luas de esmalte verde. No colo junto do bojo mostra duas linhas horizontais paralelas ao bordo traçadas a castanho. Pasta beige clara, compacta e bem depurada.
-
-
Origem/Historial: Este candil provém de Faro onde foi encontrado na zona da Sé em data e circunstâncias desconhecidas.
Representa a tipologia dos candis decorados com a técnica da corda seca parcial, característicos para a época de transição entre o período das Taifas e o dos Almorávidas.
Este exemplar oferece uma decoração mais cuidada onde além dos contornos das meias luas preenchidas de esmalte verde surgem ainda linhas horizontais e verticais traçadas a castanho (manganês) formando padrões geométricos.
No acervo do MNA existem, além deste, outros exemplares com as mesmas características, nomeadamente outros candis provenientes de Faro, os nºs Inv. 17003 e 17048 A como ainda o nº Inv. 17000 de Beja que ostentam todos eles uma decoração semelhante com a aplicação de esmalte verde.
Estudo da peça: Eva - Maria von Kemnitz
-
Incorporação: O espólio do Museu do Algarve foi integrado no MNA.
-
Bibliografia
- KEMNITZ, Eva - Maria von - "Os Candis da Colecção do Museu Nacional de Arqueologia", O Arqueólogo Português, Série IV vol:11/!2. Lisboa: MNA, 1993-1994
- TORRES, Cláudio - Cerâmica Islâmica Portuguesa, Catálogo. Mértola: Campo Arqueológico de Mértola, 1987
- VARELA GOMES, Rosa - "Cerâmicas Muçulmanas do Castelo de Silves". Silves: "Xelb", nº 1, C.M. de Silves, 1988
- ZOZAYA, Juan - "Aperçu général sur la céramique espagnole", La Céramique Méd. en Méditerrannée Occid.. Paris: CNRS, 1980