Candil
-
Museu: Museu Nacional de Arqueologia
-
Nº de Inventário: 17003
-
Super Categoria:
Arqueologia
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 11
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 6,4 x Diâm. Base: 4,5; depósito:6,1; boca: 4
-
Descrição: Candil, com bico de canal, de cerâmica, coberto nas ambas as faces de engobe esbranquiçado. Apresenta base plana, depósito baixo troncocónico, colo largo de forma troncocónica, boca ligeiramente extravasada e bordo boleado, asa de fita em "D", bico de canal de paredes facetadas. No interior do colo apresenta caneluras paralelas ao bordo. Decorado na parte superior do depósito e no bico com técnica de corda seca parcial. Apresenta fragmentos de meias luas traçadas a esmalte verde escuro. Pasta beige clara, homogénea e bem depurada. Contém poucos elementos não plásticos.
-
-
Origem/Historial: Candil proveniente de Faro.
Candis desta tipologia e com aplicação de decoração de corda seca parcial ou seja com meias luas contornadas a tinta escura e preenchidas com esmalte amarelo ou verde, como é o caso deste exemplar, correspondem ao periodo dos sécs. XI/XII.
A preponderância desta técnica decorativa que substitui a de corda seca total, bastante mais complexa e dispendiosa, surge num período social e politicamente bastante conturbado (lutas internas da época das Taifas e o advento dos Almorávidas) e consequentemente de economia mais retraída.
Nas escavações realizadas em Mértola e em Silves apareceram candis análogos datados dos sécs.XI/XII.
No acervo do MNA existem vários exemplares desta tipologia, sendo os decorados com a aplicação de esmalte verde bastante mais raros, como por exemplo, o nº Inv. 17007, também proveniente de Faro.
Estudo da peça: Eva - Maria von Kemnitz
-
Incorporação: O espólio do Museu do Algarve foi integrado no MNA.
-
Bibliografia
- KEMNITZ, Eva - Maria von - "Os Candis da Colecção do Museu Nacional de Arqueologia", O Arqueólogo Português, Série IV vol:11/!2. Lisboa: MNA, 1993-1994
- TORRES, Cláudio - Cerâmica Islâmica Portuguesa, Catálogo. Mértola: Campo Arqueológico de Mértola, 1987
- VARELA GOMES, Rosa - "Cerâmicas Muçulmanas do Castelo de Silves". Silves: "Xelb", nº 1, C.M. de Silves, 1988
- ZOZAYA, Juan - "Aperçu général sur la céramique espagnole", La Céramique Méd. en Méditerrannée Occid.. Paris: CNRS, 1980