Descrição: Prato intitulado Tomas, da série "Cristo e os Apóstolos". Prato indissociável de um conjunto de 13 pratos.
Sobre fundo circular azul e verde claro com largo bordo azul com escorrimentos verticais acastanhados, incisa: uma cabeça masculina de perfil para a direita com rosto lilás magro, testa enrugada e oblíqua cuja linha se prolonga num comprido nariz adunco, olho grande, cabelo amarelo ondulado pelos ombros, caído dos dois lados da cabeça, barba amarela encaracolada, em curto bico recurvado, boca rosa e pescoço emergindo do decote redondo de uma túnica acastanhada; em baixo o nome inscrito em maiúsculas "TOMAS".
Origem/Historial: Hein Semke (1899-1995) nasceu em Hamburgo e, após uma primeira visita em 1929, radicou-se em Portugal em 1932, onde viveu até à sua morte.
Escultor, ceramista, desenhador e gravador, Semke deixou uma poderosa obra cerâmica, de forte pendor expressionista radicado na sua cultura alemã.
O conjunto Cristo e os Apóstolos é composto por uma série indissociável de 13 pratos - Christus, Judas Tadeo, Simon, Petrus, Bartholemaus, Jakobus Alfeo, Johannes, Jakobus, Andreas, Judas Ischarioth, Phillippus, Tomas e Matheus (respectivamente K373/52-30,1; K370/52-30,2; K371/52-30,3; K366/52-30,4; K377/52-30,5; K368/52-30,6; K369/52-30,7; K375/52-30,8; K372/52-30,9; K367/52-30,10; K374/52-30,11; K378/52-30,12; K376/52-30,13) - , com as cabeças-retratos de Cristo e dos doze apóstolos. As mesmas cabeças, onde ressaltam as fisionomias judaicas, reaparecem no Crucifixo primitivo cerâmico de 1958 (cf.nº.289 do inventário do M.N.A) que em 1992 Hein Semke ofereceu ao Museu Nacional do Azulejo, e no Grande Crucifixo cerâmico de c.1958, partido durante a cozedura e necessitando de restauro, que o artista apreciava particularmente devido ao vidrado mate (cf.K58-8 invent. das cerâmicas). Para os estudos cf. a série de desenhos coloridos Cristo e os Apóstolos (D52/17), datada de Setembro de 1952, e a série Cristo e os Apóstolos II (D52/26), que reune as respetivas transposições para papel vegetal, para aplicação cerâmica. Em Fevereiro de 1991, na retrospetiva da obra cerâmica "Hein Semke - Cerâmicas", no Museu Nacional do Azulejo, Lisboa, foram expostos os dois pratos da série Judas Tadeo e Johannes. K378/52-30,12 transpõe o desenho sobre papel vegetal D52/26,12, que por sua vez transpõe o desenho colorido D52/17,12. (Cf.K373/52-30,1) (Cf.também KF42/50-1).
Incorporação: Doação de Drª.Teresa Balté, esposa do falecido artista, em conjunto com outras peças.
Centro de Fabrico: Lisboa, Portugal
Bibliografia
A.M - Das Artes.Um colóquio com Hein Semke ,sic, in: O Primeiro de janeiro, Porto, 21/9/49
C.A. "Hein Semke expõe no S.N.I um admirável conjunto de cerâmicas", in: A Voz, 30/3/53
Pamplona, Fernando de - "Hein Semke forte Ceramista" , in: Diário da manhã, 2/4/53
Exposições de Arte. Cerâmica de Hein Semke no Palácio Foz, in: República, 31/3/53
Oliveira, Mário de - "Hein Semke", in: Diário Popular, 9/5/57.
A.M., Exposições de Arte. Máscaras de Hein Semke no "Pórtico", in: Diário de Notícias, 17/5/57
Registo das Artes. Na Sociedade Nacional de Belas Artes. Hein Semke e João Santiago, in: Panorama, Lisboa, nº.18, II Série, Junho de 1960
Exposições
Exposição de Máscaras de Hein Semke
Galeria Pórtico, lisboa
Exposição Física
Exposição de Cerâmicas de Hein Semke e Pinturas de João Santiago
S.N.B.A , Lisboa
Exposição Física
Exposição de Pinturas, Cerâmicas e Desenhos de Hein Semke