Descrição: Prato de faiança com aba decorada em relevo onde duas cepas se desenvolvem em simetria, no topo e na parte inferior, apresentando cada uma duas hastes, uma para a esquerda e outra para a direita, com cachos de uvas e respectivas folhas e gavinhas, estas última só pintadas.
Decoração em policromia (azul, verde, sépia); composição central pintada, de paisagem rural com árvores, apresentando à esquerda um cão perdigueiro e, à direita, um macho malhado, arreado com alforjes, defronte de um fontanário com bica em forma de mascarão.
Origem/Historial: Comentário:
A peça com o nº 33 reproduzida no Museu de Cerâmica, Manuel Mafra 1829-1905, Mestre na Cerâmica das Caldas, catálogo de exposição, Lisboa, IMC, 2009, p. 82, apresenta uma decoração da aba, semelhante à peça em apreço.
O prato com o nº de inventário, PNA 44497, apresenta uma decoração semelhante.
Manuel Cipriano Gomes Mafra:
"Em consequência das inúmeras aquisições que a Casa Real fazia a Manuel Mafra, o ceramista obteve, em 1870, a designação de “Fornecedor da Casa Real” (Título que tinha começado a ser concedido nos anos 20, generalizando-se a partir da década de 1850. Sobre este tema ver MATOS, Lourenço Correia de, Fornecedores da Casa Real (1821-1910), Dislivro Histórica, Lisboa, 2009, referido por Cristina Horta na sua Tese de Doutoramento, Manuel Mafra (1831-1905) e as Origens da Cerâmica Artística das Caldas da Rainha, 2014) distinção concedida na sequência da solicitação apresentada à Mordomia-Mor Real, num requerimento no qual evoca as vendas feitas à Casa Real, como fundamento para o seu pedido, solicitando o direito a usar as armas reais": (“(...) Manuel Cipriano Gomes Mafra com estabelecimento de Fabrica de Louça na Villa das Caldas da Rainha, tendo já tipo por diferentes vezes a honra de fornecer para a Real Casa de Vossa Majestade objectos de seu fabrico vem respeitosamente beijar as mãos de Vossa Majestade e pedir que lhe seja concedida a honra de poder usar as Reais Armas e o titulo de fornecedor da Real Casa e por isso: Pede a V. Majestade da Graça do referido título Manuel Cipriano Gomes Mafra (...)” ANTT, MCR, Mç 19, n. 14229, p. 422.), segundo a autora acima referida.
Incorporação: Casa Real.
Centro de Fabrico: Caldas da Rainha
Bibliografia
HORTA, Cristina Maria Ribeiro da Silva Ramos e, Cristina Maria Ribeiro da Silva Ramos e Horta, Tese de Doutoramento, 2014
MATOS, Lourenço Correia de, Fornecedores da Casa Real (1821-1910), Dislivro Histórica, Lisboa, 2009
ANTT, CR, Mç 19
Museu de Cerâmica, Manuel Mafra 1829-1905, Mestre na Cerâmica das Caldas, catálogo de exposição, Lisboa, IMC, 2009
SIMAS, Filomena, ISIDRO, Sónia, Dicionário de Marcas de Faiança e Porcelana Portuguesas, Lisboa, Estar, 1996
Exposições
Exposição Comemorativa do 1º Centenário da morte de D. Fernando