Escultura

  • Museu: Museu Nacional de Etnologia
  • Nº de Inventário: AK.920
  • Super Categoria: Etnologia
  • Categoria: Ritual
  • Autor: Autor desconhecido
  • Datação: Século 20
  • Dimensões (cm): Alt. 39
  • Descrição: Escultura em madeira com representação estilizada de figura humana. O tronco encontra-se talhado em forma de cunha; pescoço alto; rosto triangular, de arestas vivas; testa alta; nariz comprido e direito; orelhas grandes, mal esboçadas. Base alta, ao jeito de peanha, chanfrada de modo a formar uma canelura a toda a volta do colo, com motivos insculpidos em espinha de peixe. Vestígios de indutos sacrificiais.
  • Origem/Historial: Figura de culto e homenagem aos antepassados. «Receptáculo de um espírito ancestral. Irã da lagoa.» (MEU, 1972) «No arquipélago dos Bijagós, a palavra crioula Irã refere-se a qualquer objeto natural ou feito pelo homem que contém energia sagrada benéfica ou maléfica. O termo é, assim, aplicado, por exemplo, às folhas de palmeira que assinalam a entrada do recinto iniciático, ao chifre de um bode selvagem contendo plantas de odor forte contra as cobras e ao Grande Espírito da Aldeia, bem como aos espíritos filiais. (...) Este objeto não apresenta a mesma aparência em todas as ilhas. Em Bubaque, Canhabaque, Caravela e Carache, é antropomórfica, mas, noutras ilhas, é uma amálgama sagrada dentro de uma bacia de esmalte colocada no altar do templo ou, por vezes, dividida e metida em grandes conchas marinhas. (...) a função de um Irã pode, por vezes, prestar-se a confusões, pois uma pessoa pode encomendar uma escultura que se assemelha ao Grande Espírito da aldeia para uso particular e guardá-la em casa, ou numa cabana de palha, para veneração. Em contraste, presta-se homenagem ao verdadeiro Grande Espírito no espaçoso santuário circular frequentado por todos os aldeões e guardado à noite pela sacerdotisa que mantém o fogo. Hoje em dia, o Grande Espírito pode também ser guardado na casa do rei, onde há menos possibilidade de ser roubada. As esculturas mais antigas do Grande Espírito vistas hoje em templos, variam segundo a região geográfica.» (DUQUETTE, Danielle Gallois - "Introdução aos Bijagós da Guiné-Bissau". In HERREMAN, Frank (ed.) - Na Presença dos Espíritos: arte africana do Museu Nacional de Etnologia. Lisboa, Nova Iorque: Museum of African Art, 2000)

Bibliografia

  • DUQUETTE, Danielle Gallois - "Introdução aos Bijagós da Guiné-Bissau". In HERREMAN, Frank (ed.) - Na Presença dos Espíritos: arte africana do Museu Nacional de Etnologia. Lisboa, Nova Iorque: Museum of African Art, 2000.

Exposições

  • Povos e Culturas

    • Galeria Nacional de Arte Moderna, Lisboa
    • Exposição Física
  • Escultura Africana em Portugal

    • Museu Nacional de Etnologia, Lisboa
    • Exposição Física

Multimédia

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