Caixa para cartões de visita
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 38/L
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Equipamento e utensílios
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Entalhe; lacado; aplicação de folha de ouro; pintura; fixação de ferragens com tachas.
-
Dimensões (cm): Alt. 7,7 x Larg. 14,5 x Prof. 10,7
-
Descrição: Peça rectangular, com tampa baixa e plana. Rodapé entalhado e vazado. Acabamento exterior e interior da peça em lacado vermelho, com excepção do fundo exterior da caixa e do interior do rodapé que são em lacado preto. Tampa e laterais com decoração a folha de ouro representando animais: inserida numa circunferência, destaca-se na tampa uma ave dourada (fénix ?), com as asas abertas e a cauda erguida, sendo as penas traseiras coloridas; na frente e parte posterior, dois animais fantásticos rodeados por nuvens (?); nas laterais, dois cordeiros rodeados por folhas caídas. Apenas na frente, o desenho do animal se prolonga do corpo da caixa para a tampa.
O rodapé, delimitado por frisos salientes, apresenta formas alongadas recortadas e vazadas (três nas faces maiores e duas nas laterais). Os frisos apresentam aplicações de chapas de metal nos cantos e acima e abaixo dos elementos a cheio.
-
-
-
Incorporação: Esta peça faz parte de um conjunto de mais de uma centena de peças doadas ao Museu de Aveiro em 1952 pelo Coronel - Médico António Nascimento Leitão.
No catálogo produzido pelo próprio doador, a peça vem referida como "Caixa vermelha de charão, para cartões de visita, com aplicação de metal e animais fantásticos, em dourado"
-
Centro de Fabrico: Manufactura oriental (China?)
Bibliografia
- Catálogo e Relação descritiva da Secção Oriental do Museu Regional de Aveiro: 1954