Caneca
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 646 Cer MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: 1790/1820
-
-
Técnica: Faiança rodada, com esmalte estanífero branco, e decoração pintada a azul, tons de amarelo, verde e vinoso.
-
Dimensões (cm): Alt. 25 x Larg. 20 x Diâm. 16,5
-
Descrição: Caneca rodada, com o bojo esférico, colo alto, largo e cilíndrico, onde se abre o bico triangular, na frente, assente sobre pequeno frete recuado e com asa em fita larga com uma flor em relevo.
Faiança com esmalte branco e decoração polícroma. À volta do bojo, uma cercadura larga de motivos de fantasia compostos por séries de dois botões azuis e verdes tendo superior e inferiormente folhagens verdes e azuis abrindo em palmeta e rematadas por trifólios, alternando com flores azuis ou amarelas acompanhadas dum tracejado horizontal nas mesmas cores; no ombro, uma faixa amarela a dois tons entre filetes azuis duplos; no colo, entre filetes azuis, uma faixa de fundo amarelo dividida em quadrados contornados a amarelo torrado com um traço ao meio da mesma cor, e na parte inferior, duas ordens de grinaldas com "pendentes" com borlas em várias cores; bico contornado por faixas a azul e amarelo torrado com um motivo em estrela a cores sobre fundo azul claro.
-
-
Origem/Historial: Esta peça pertencia à colecção Alfredo Queirós, de Viana do Castelo, adquirida pelo Estado à viúva Margarida Pinto de Araújo Correia de Magalhães Queirós, em 1953, uma vez consultado o Dr. Vasco Valente, tendo sido o catálogo elaborado por Augusto Cardoso Pinto. Foi cedida em 1955 pela Direcção-Geral da Fazenda Pública ao Museu Nacional de Soares dos Reis.
-
Incorporação: Cedência da Direcção-Geral da Fazenda Pública
-
Centro de Fabrico: Darque - Viana do Castelo
Bibliografia
- PINTO, Augusto Cardoso - Faianças da Antiga Fabrica de Viana. Colecção Alfredo Queirós. Lisboa: DGFP, 1954