Estojo de objectos de escritório
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 50/L
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Equipamento e utensílios
-
Autor:
Pintor
-
Datação: Século 20
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 4 x Larg. 24 x Prof. 10,5
-
Descrição: Peça constituída por uma caixa rectangular com tampa, tendo no interior 6 objectos e acessórios de escrita.
Caixa em cartão, forrada a papel de fantasia em tons de verde, castanho e branco. Base trapezoidal no interior da qual encaixa uma caixa rectangular. Esta apresenta no interior um fundo elevado forrado a veludo, com formas rebaixadas, onde encaixam as respectivas peças. A tampa rectangular, de reduzida altura, apresenta o interior forrado a algodão de tom cru. Pequena aplicação metálica de fantasia na frente da tampa sem qualquer função utilitária.
No interior da caixa destacam-se uma caneta de aparo, um corta papel, uma lapiseira, uma dobradeira, um porta minas e um sinete com brasão. Todas estas peças aparentam ser feitas em baquelite, em vários tons de castanho, e várias qualidades de metal branco. Apenas o sinete apresenta uma parte em metal dourado.
-
-
-
Incorporação: Esta peça faz parte de um conjunto de mais de uma centena de peças doadas ao Museu de Aveiro em 1952 pelo Coronel - Médico António Nascimento Leitão.
No catálogo produzido pelo próprio doador, a peça vem referida como "Estojo de objectos de escritório oferecido pelos empregados do Pôsto Médico- Estatístico de Macau".
-
Centro de Fabrico: Manufactura oriental (Macau?)
Bibliografia
- Catálogo e Relação descritiva da Secção Oriental do Museu Regional de Aveiro: 1954