Crucifixo

  • Museu: Museu Nacional do Azulejo
  • Nº de Inventário: MNAz 873 Cer
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Cerâmica
  • Autor: Semke, Hein (Hamburgo, 1899 - Lisboa, 1995)
  • Datação: 1958
  • Técnica: Modelação
  • Dimensões (cm): Alt. 200 x Larg. 88 x Prof. 27
  • Descrição: Cruz de eixos ocos de secção elíptica, sendo o horizontal fechado nos extremos, ligeiramente curvada para trás, vidrada a azul claríssimo e com os motivos incisos, delineados a cinzento: na frente, a toda a altura, um Cristo branco frontal, de cabelo cinzento pela nuca, sem barba, aureolado, com as mãos postas, sob o queixo, e ancas, pernas e pés estendidos envoltos por uma faixa castanha claríssima enrolada em oblíqua descendente para a direita, ladeiam-no, nos braços esquerdo e direito da cruz, dois pequenos anjos brancos, de rostos e mãos postas cor de carne, pairando horizontais em dois espaços azuis claros, de perfil para a direita e esquerda respectivamente. No reverso, a toda a altura, um Cristo frontal, de cabeça de perfil judaico voltada para a direita, cabelo pela nuca, sem barba, com os braços para o alto, esticados, e mão esquerda sobreposta à direita, pregadas com um cravo, ancas envoltas por uma curta faixa em oblíqua descendente para a direita, longas pernas e pés estendidos, ligeiramente voltados para a direita, pregados com dois cravos; ladeiam-no, nos braços esquerdo e direito da cruz dois pequenos anjos idênticos aos pregados com dois cravos. Dos lados da cruz, do lado direito do Cristo da frente, seis cabeças de apóstolos brancas, cinzentas, castanhas claríssimas e azuis claras, encimando-se quatro no troço inferior do eixo vertical, uma "tampa" do eixo horizontal, a de João, e uma no troço superior do eixo vertical - do lado esquerdo do Cristo da frente, outras seis cabeças de apóstolos das mesmas cores e dispostas da mesma maneira, sendo a da "tampa" do eixo horizontal a de Pedro.
  • Origem/Historial: O Grande Crucifixo partiu-se durante a cozedura, ficando com a base muito danificada; o artista gostava particularmente dele sobretudo pelo vidrado baço que utilizara (tal como nos painéis do Hotel Ritz (cf.K58-1,1 a 3) de 1958 e guardou o crucifixo partido e os fragmentos para futuro restauro; talvez nestes se encontre a data da feitura. De qualquer modo o trabalho deve ser contemporâneo do Crucifixo Primitivo (K289/58-7) de 1958. Cf. a série de desenhos D58/17, quase todos sobre papel vegetal aplicados à cerâmica, não datados, para as figuras do Cristo da frente (D58/17,1 e 2), do Cristo do reverso (D58/17,3 e 4) e dos anjos (D58/17,5 e 6); cf.as séries Cristo e os Apóstolos (desenhos coloridos) (D58/17) e Cristo e os Apóstolos II (suas transposições sobre papel vegetal aplicadas à cerâmica) (D52/26), ambas de 1952, bem como o conjunto de 13 pratos cerâmicos Cristo e os Apóstolos (série 52-30 do inventário das cerâmicas), de 1952, para as cabeças-retratos dos doze apóstolos, as mesmas cabeças onde ressaltam as fisionomias judaicas, reaparecem também no Crucifixo Primitivo. Quando em março de 1992 Hein Semke ofereceu o Crucifixo Primitivo ao Museu Nacional do Azulejo, desejara que tivesse sido o Grande Crucifixo, depois de restaurado, a ficar no museu, pois considerava-o uma obra mais importante. Hein Semke (1899-1995) nasceu em Hamburgo e, após uma primeira visita em 1929, radicou-se em Portugal em 1932, onde viveu até à sua morte. Escultor, ceramista, desenhador e gravador, Semke deixou uma poderosa obra cerâmica, de forte pendor expressionista radicado na sua cultura alemã.
  • Incorporação: Doação de Dra.Teresa Balté
  • Centro de Fabrico: Portugal

Multimédia

  • 873 Cer.jpg

    Imagem
  • 873 Cer d.jpg

    Imagem