Dimensões (cm): Alt. *46,8 x Larg. *78 x Prof. *0,6
Descrição: Painel de azulejos retangular horizontal, em faiança polícroma. Sobre fundo turquesa com larga moldura cor de chumbo: à esquerda um alto "L" vermelho escuro e à sua direita um trapézio vermelho escuro encimado por um círculo azul e um rosa (?), ao meio um retângulo rosa encimado por um azul e um vermelho escuro e à direita um quadrado vermelho escuro encimado por um círculo azul encimado por um retângulo rosa e à sua direita um quadrado vermelho escuro encimado por outro motivo em azul; ao centro um longo traço horizontal vermelho escuro.
O painel encontra-se aplicado no tampo de uma mesa baixa em madeira, com os pés tipo "palito" .
Origem/Historial: Em 1961 o artista realizou dois painéis de azulejos pintados e vidrados, para tampos de duas pequenas mesas baixas. Para este painel, não datado, fez a mesa, que colocou no atelier da Praça António Sardinha, onde vivia, no quarto-casa de estar, entre as duas janelas, e era a mesa onde comíamos a 2, a 3 e às vezes mais apertados a 4, embora neste caso geralmente trouxéssemos da minúscula cozinha a mesa alta, a que Hein Semke adaptava uma placa de tábuas que fizera para aumentá-la e onde também pintava aguarelas. o outro, datado, o painel K61-3, que não chegou a ser montado, deu-o à Gret, para o atelier dela, na rua da Senhora do Monte. (Cf.também KS546/60-1.)
Elementos da inventariação efectuada pela Dra. Teresa Balté, esposa do autor.
Hein Semke (1899-1995) nasceu em Hamburgo e, após uma primeira visita em 1929, radicou-se em Portugal em 1932, onde viveu até à sua morte.
Escultor, ceramista, desenhador e gravador, Semke deixou uma poderosa obra cerâmica, de forte pendor expressionista radicado na sua cultura alemã.
Incorporação: Doação de Dra.Teresa Balté, esposa do autor.