Descrição: Tabuleiro retangular horizontal preto com fundo vermelho. Colada em baixo ao centro, uma tampa semi-esférica achatada e com um botão no topo, vermelha de contorno preto, da qual partem para os lados duas linhas ligeiramente ascendentes definidas por fio metálico (fio de cobre fundido); colado no canto superior esquerdo um pote invertido, quase semi-esférico, vermelho de onde se projectam para baixo e centro dois triângulos brancos; colado no canto superior direito um pote invertido, semi-esférico, de onde se projetam para baixo e centro dois triângulos brancos; e colados entre ambos um disco central ladeado à esquerda por um e à direita por dois triângulos - cor de barro com espessos salpicos brancos. O efeito salpicado é obtido pela alta temperatura da vidragem.
Origem/Historial: Segundo a Dra.Teresa Balté, esposa do autor, em inventariação efetuada à obra do artista em 2005:
K94/62-22 e K93/62-21 são dois trabalhos contemporâneos: dois tabuleiros muito semelhantes, com as mesmas dimensões e cromatismo, decorados com fio metálico e colagem de elementos cerâmicos - cadinhos, potes, tampas etc.. Não datados, são provalmente de 1962 e foram talvez apresentados pela primeira vez em dezembro de 1963, na "Exposição de Cerâmicas de Hein Semke", no S.N.I., Lisboa (Cf.também KS546/60-1).
Hein Semke (1899-1995) nasceu em Hamburgo e, após uma primeira visita em 1929, radicou-se em Portugal em 1932, onde viveu até à sua morte.
Escultor, ceramista, desenhador e gravador, Semke deixou uma poderosa obra cerâmica, de forte pendor expressionista radicado na sua cultura alemã.
Incorporação: Doação de Dra.Teresa Balté, esposa do autor.
Centro de Fabrico: Lisboa, Portugal
Bibliografia
Azevedo, Manuela de, "Hein Semke o amigo das maresias expõe cerâmicas no Palácio Foz", in: Diário de Notícias, 13/12/63
Exposições
Exposição de Pintura, Escultura e Cerâmica de Hein Semke