Abstracção
-
Museu: Museu Nacional do Azulejo
-
Nº de Inventário: MNAz 960 Cer
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Semke, Hein (Hamburgo, 1899 - Lisboa, 1995)
-
Datação: 1962
-
-
Técnica:
-
Dimensões (cm): Alt. 30 x Larg. 31,5 x Prof. 5
-
Descrição: Placa cerâmica. Sobre fundo quadrado semi-escuro em baixo e com duas largas "pinceladas" vermelhas escuras e duas claras alternadas escorrendo de cima, colados: em baixo à esquerda um triângulo equilátero desenhado a fio metálico; em cima a meio à esquerda um triângulo equilátero claro, com um espaço circular recortado, e à direita um trapézio claro, com um espaço circular recortado, encimado por um triângulo claro. Vidrado ainda verdes, azul, branco e amarelo.
-
-
Origem/Historial: Segundo a Dra. Teresa Balté, esposa do autor, em inventariação efectuada à obra do artista em 2005:
Na série 62-31, que intitulei Abstracção, reuni um pequeno conjunto de composições abstractas com formas geométricas, realizadas em 1962, que utilizam placas-tijolo pré-fabricadas de c.30x30x3cm, da Cerâmica Forte, Lda, que o artista trabalha com colagem de elementos cerâmicos, fio metálico e vidrado e coze em forno de fogo aberto. (Cf.também KS546/60-1).
Hein Semke (1899-1995) nasceu em Hamburgo e, após uma primeira visita em 1929, radicou-se em Portugal em 1932, onde viveu até à sua morte.
Escultor, ceramista, desenhador e gravador, Semke deixou uma poderosa obra cerâmica, de forte pendor expressionista radicado na sua cultura alemã.
-
Incorporação: Doação de Dra.Teresa Balté, esposa do autor.
-
Centro de Fabrico: Lisboa, Portugal