Duas Máscaras
-
Museu: Museu Nacional do Azulejo
-
Nº de Inventário: MNAz 962 Cer
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Semke, Hein (Hamburgo, 1899 - Lisboa, 1995)
-
Datação: 1962
-
-
Técnica:
-
Dimensões (cm): Alt. 37,5 x Larg. 37,5 x Prof. 5,5
-
Descrição: Placa cerâmica. Sobre fundo quadrado, dividido em dois trapézios verticais por uma barra prismática triangular clara colada em "\": à esquerda, nos dois terços superiores, encimando um espaço escuro com um triângulo claro colado, uma máscara frontal vermelha escura de queixo definido por uma barra horizontal escura e feições coladas - dois pequenos suportes cerâmicos cónicos como olhos, um tripé cerâmico como nariz e fio metálico (fio de cobre fundido) desenhando a boca; à direita, nos dois terços inferiores, encimada por um espaço claro com um tripé colado, uma máscara frontal verde de topo da cabeça definido por uma barra quase horizontal semiclara e feições coladas - dois pequenos suportes cerâmicos cónicos como olhos, um prisma triângular vertical como nariz e fio metálico (fio de cobre fundido) desenhando a boca. Vidrado ainda amarelo, azul, castanho e branco.
-
-
Origem/Historial: (Cf.K474/62-28,1) (Cf.também KS546/60-1).
Hein Semke (1899-1995) nasceu em Hamburgo e, após uma primeira visita em 1929, radicou-se em Portugal em 1932, onde viveu até à sua morte.
Escultor, ceramista, desenhador e gravador, Semke deixou uma poderosa obra cerâmica, de forte pendor expressionista radicado na sua cultura alemã.
-
Incorporação: Doação de Dra.Teresa Balté, esposa do autor.
-
Centro de Fabrico: Lisboa, Portugal