Placa cerâmica

  • Museu: Museu Nacional do Azulejo
  • Nº de Inventário: MNAz 941 Cer
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Cerâmica
  • Autor: Semke, Hein (Hamburgo, 1899 - Lisboa, 1995)
  • Datação: 1962
  • Técnica:
  • Dimensões (cm): Alt. 29,5 x Larg. 29 x Prof. 7
  • Descrição: Placa cerâmica com composição abstrata. Sobre fundo quadrado azul escuro, colados: à esquerda uma grande forma branca em alto "V" de topo fechado em "U", com um espaço circular central amarelo recortado; ladeando-o em baixo, à esquerda dois e à direita um pequenos tripés cerâmicos em "Y" brancos; à direita, na metade superior cinco pequenos suportes cerâmicos cónicos brancos e amarelos dispostos em quina. Tripés e suportes, tirados à fieira, são material pré-fabricado de "mobiliário" de forno, utilizado para nele arrumar as peças a cozer.
  • Origem/Historial: Segundo a Dra. Teresa Balté, esposa do cerâmista : Nos anos 60-62 Hein Semke intensifica a utilização de material cerâmico fabricado para a construção civil. Já em 1933 esculpira baixos relevos em placas de tijoleira mourisca (cf. o Estudo em Tijoleira no grande mural em cimento e tijoleira cortada para a residência do Sr. Carlos Gaspar, na Figueira da Foz (E344/57-1 (KF71/57-1)); em 1958 usara canos de esgoto no Crucifixo Primitivo (K289/58-7). Em 1960 os painéis Peixes (K545/60-16), Vista Aérea da Cidade (K540/60-18) e Crucifixo (K341/60-19) são feitos de tijolo comum - talhado, escavado, inciso e vidrado; em 1961-62 utiliza telhas e vários tipos de tijolo e de placas pré-fabricados, além de tijoleiras e outros objectos cerâmicos como cadinhos, "mobiliário" de forno etc., nos seus trabalhos cerâmicos. A série 62-18, intitulada Placas-Colagens abstractas, utiliza placas-tijolo pré-fabricadas de cerca 30x30x3 cm, da cerâmica Forte Lda., que o artista decora com colagem de elementos cerâmicos - quase sempre incluindo material pré-fabricado de "mobiliário" de forno (tripés e suportes) -, fio metálico (fio de cobre) e vidrado e coze em forno de fogo aberto. A decoração é um "aproveitamento de restos", como o artista disse a Manuela de Oliveira Martins e José Pedro Aboim Borges, acrescentando: "Quando faço cerâmica não estou a pensar, estou a fazer". A série foi apresentada pela primeira vez em Dezembro de 1963, na "Exposição de Cerâmicas de Hein Semke", no S.N.I., Lisboa, com o título Placa Decorativa (nºs.31 a 40 do catálogo); posteriormente três trabalhos, que não identifiquei, foram apresentados em Dezembro de 1972, na exposição "Hein Semke - 40 anos de Actividade em Portugal", na Fundação Calouste Gulbenkian, Galeria de Exposições Temporárias, Lisboa, com o título 3 Cerâmicas (nº.65 do catálogo), (erradamente indicadas como sendo de 1963); e dois, que também identifiquei, em Maio de 1984, na "Exposição de Pintura, escultura e Cerâmica de Hein Semke", na Galeria S.Mamede, Lisboa, com os títulos Placa c/colagem I e Placa c/colagem II (nºs. 90 e 91 do catálogo). (Cf.também KS546/60-1). Hein Semke (1899-1995) nasceu em Hamburgo e, após uma primeira visita em 1929, radicou-se em Portugal em 1932, onde viveu até à sua morte. Escultor, ceramista, desenhador e gravador, Semke deixou uma poderosa obra cerâmica, de forte pendor expressionista radicado na sua cultura alemã.
  • Incorporação: Doação de Dra.Teresa Balté, esposa do autor.
  • Centro de Fabrico: Lisboa, Portugal

Bibliografia

  • Azevedo, Manuela de, "Hein Semke o amigo das maresias expõe cerâmicas no Palácio Foz", in: Diário de Notícias, 13/12/63

Exposições

  • Exposição de Cerâmicas de Hein Semke

    • S.N.I , Lisboa
    • Exposição Física

Multimédia

  • 941 Cer.jpg

    Imagem