Copo com pé (2)/ Serviço de Mesa
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 57911
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido (Vidreiro)
-
Datação: 1894/1902
-
-
Técnica: Vidro soprado
-
Dimensões (cm): Alt. 13,5 e 13,6 x Diâm. 6,6(copa); 6,6(base)
-
Descrição: Copo com pé (2) de base circular, ligeiramente concava; pé cilíndrico; copa semi-hemisférica. Vidro transparente incolor com decoração composta por pé torcido e copa com elementos geometrizados e vegetalistas estilizados, gravados. Base com sulcos gravados e dispostos de forma concêntrica. Monograma da rainha D. Maria Pia encimado por coroa real, disposto na diagonal, gravado e dourado, integrado na decoração da copa.
-
-
Origem/Historial: Serviço adquirido pela rainha D. Maria Pia em Paris, nos Armazéns Grand Dépôt em 1902. (Poderá ter sido por ocasião da sua estadia em Paris em 1901).
Está descrito na fatura de compra como" Service Cristal . U.c. torses et rinceaux riches".(APNA, 7.11; Fatura de compra emitida pelo Grand Dépôt a 19 de Março de 1902).
Este serviço pertencente à rainha D. Maria Pia consta nos Rois de Vidros como Serviço de Vidros nº10, pés torneados corôa e MP dourado.(APNA 10.2.2, Cx.1. Doc 118) e igualmente, no Inventário das pratas, louças, e vidros da Rainha D. Maria Pia, como :"Vidros com silvado e pés torneados, teem coroa e monograma pertencente a S. M. a rainha D. Maria Pia (armário nº10)". (APNA, 5-II-1 (6).
De acordo com o Arrolamento Judicial este serviço foi transferido para o Paço do Estoril : "A fº 34 está o registo de vidros sobre o nº 10, que não existe n'esta arrecadação , constando estar no Estoril".
Conta na lista de "Vidros no Real Paço de Estoril" e servia 60 pessoas. (APNA 10.2.2, Cx 1. Doc.28, s.d.).
-
Incorporação: Adquirido em leilão do Palácio do Correio Velho (lote 685) ao abrigo da lei do mecenato
-
Centro de Fabrico: França
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 5, 1911