Estudo para Grande Forma
-
Museu: Museu Nacional do Azulejo
-
Nº de Inventário: MNAz 979 Cer
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Semke, Hein (Hamburgo, 1899 - Lisboa, 1995)
-
Datação: 1984
-
-
Técnica: Modelação
-
Dimensões (cm): Alt. 14,5 x Larg. 11,2 x Prof. 10,7
-
Descrição: Maquete em tamanho reduzido para escultura de grande dimensão. Forme espalmada larga cujo contorno superior se eleva da direita em duas curvas e remata à esquerda numa ponta arredondada; na base abre-se um espaço vazio semicircular em amplo "n". Vidrado preto mate.
-
-
Origem/Historial: Entre 1982 e 1986 o artista realizou uma série de estudos para Grandes Formas, pensadas para esculturas monumentais de cinco metros ou mais. Entre 1984 e 1986 Isabel Gomes Mota cozeu em muffle vários deles, tendo-se inicialmente proposto para cozer alguns barros crus de que fora feita a peça em bronze e que tinham ficado intactos, ideia que o escultor, que nunca tinha trabalhado senão com forno de fogo aberto, aceitou, vidrando mesmo alguns, acabou por cozer também outros, posteriores, que ele deixou ficar em terracota ou vidrou, nunca chegando a passar a bronze. Na sua maioria trata-se de formas abstractas orgânicas - corpos ou evocações de corpos humanos, bichos, ossos, folhas, pedras, etc..., Como observa Paulo Henriques: "Corpos que poderiam ser antes chamados, com mais rigor, memórias residuais de corpos, pela permanência não só das suas descrições mas dos seus ritmos plásticos: a concha envolvente de um abraço, a oscilação do corpo, a elevação do torso, o gesticulado de um personagem, o alongamento vertical de uma atitude ou a afirmativa presença fálica". (KS116/84-6) é um trabalho só cozido e vidrado, que o artista nunca chegou a passar a bronze.
Hein Semke (1899-1995) nasceu em Hamburgo e, após uma primeira visita em 1929, radicou-se em Portugal em 1932, onde viveu até à sua morte.
Escultor, ceramista, desenhador e gravador, Semke deixou uma poderosa obra cerâmica, de forte pendor expressionista radicado na sua cultura alemã.
-
Incorporação: Doação de Dra.Teresa Balté, esposa do autor.
-
Centro de Fabrico: Lisboa, Portugal
Bibliografia
- Hein Semke. Cerâmicas, catálogo de exposição. Lisboa: MNA-IPPC, 1991