Técnica: Faiança rodada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada a azul
Dimensões (cm): Alt. 5,5 x Diâm. 32,5
Descrição: Prato circular, rodado, de covo acentuado, aba larga levantada e pequeno frete.
Faiança com esmalte branco e decoração pintada a azul. Fundo decorado com um medalhão central dentro de triplo círculo, envolvido por grinalda de folhagem, contendo um busto feminino rodeado de vegetação estilizada. Aba decorada com quatro reservas ovais contendo alternadamente duas flores com folhagem e motivo reticulado com cruzes nas intersecções, separadas por pequenos intervalos com motivo reticulado cruzado com três pontos no meio.
Origem/Historial: Em Janeiro de 1909 a Câmara Municipal do Porto adquiriu as colecções de António Moreira Cabral. A aquisição foi precedida de um exame e avaliação realizados por uma comissão composta por João Marques d'Oliveira, A. A. Rocha Peixoto e Joaquim de Vasconcelos, que elaborou um documento, "Relatório, e Parecer", seguido de inventário e avaliação das colecções, que integravam diversas secções: cerâmica, mobiliário, vidros e cristais, ourivesaria e objectos vários.
Da colecção de cerâmica foi feito um catálogo em 1909, por Joaquim de Vasconcelos, intitulado "Catálogo da Cerâmica Portuguesa (Antiga colecção A. M. Cabral)", cuja numeração foi a considerada nos "Números de inventário anteriores".
As peças foram incluídas no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27/879 de 21 de Julho de 1937.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Lisboa
Bibliografia
A colecção de cerâmica de António Moreira Cabral (Cat. Exp. - policopiado). Porto: MNSR, 1989
VASCONCELOS, Joaquim de - Catálogo da Ceramica Portuguesa (Antiga colecção A. M. Cabral). Porto: Museu Municipal do Porto, 1909