Lança do Coche de D. Carlota Joaquina
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: AV 0053
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Meios de transporte
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1775/1784
-
Suporte: Madeira de carvalho e/ou azinho (estrutura)
-
Técnica: Madeira entalhada, policromada e dourada
-
-
Descrição: No exterior lança, lança 18, acessório de viatura, varal de madeira, fixado na estrutura da viatura (tesouras) que faz a ligação/ encaixe (neste caso 2 encaixes perpendiculares) entre a viatura e a atrelagem dos animais, apenas na parelha do tronco (mais próxima da viatura).
Lança do coche de D. Carlota Joaquina.
-
-
Origem/Historial: * Forma de Protecção: classificação;
Nível de Classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006;18/07/2006 *
Segundo a tradição, este coche - assim como os seus congéneres nºs invº 25 e 26 -, uma oferta de Carlos IV a sua filha, terá vindo para Portugal em 1784, por ocasião do casamento de D. Carlota Joaquina de Bourbon com o Príncipe D. João, futuro D. João VI de Portugal. Esta versão parece confirmar-se no programa iconográfico escolhido para decoração dos painéis da caixa.
Posteriormente, este coche serviu no funeral do Núncio, em 9 de Maio de 1906.
Procede do Depósito I da Repartição das Reais Cavalariças, antigo Picadeiro Real de Belém.
-
Incorporação: Casa Real Portuguesa. Bens da Coroa.
-