Lança da Carruagem da Coroa

  • Museu: Museu Nacional dos Coches
  • Nº de Inventário: AV 0061
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Meios de transporte
  • Autor: Correia, Januário; (Pintor) Autor desconhecido (-)
  • Datação: 1824
  • Técnica: Madeira entalhada, policromada e dourada
  • Descrição: Lança da Carruagem da Coroa. No exterior, lança nº 29, acessório de viatura, varal de madeira, fixado na estrutura da viatura (tesouras) que faz a ligação/ encaixe (neste caso 2 encaixes paralelos verticais) entre a viatura e a atrelagem dos animais, apenas na parelha do tronco (mais próxima da viatura).
  • Origem/Historial: * Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006;18/07/2006 * Esta viatura foi encomendada por D. João VI a Londres, onde foi construída em 1824, tendo chegada a Lisboa no ano seguinte. No Arquivo Histórico Ultramarino ("Reino", maço 16) encontra-se um ofício de D. Miguel António de Melo, datado de 21 de Março de 1825, acerca de uma carruagem do serviço real onde se pode ler: "(...) achando-se a bordo do navio Tethis, vindo de Londres, huma caruagem para o serviço de Sua Magestade, em que se recomenda todo o cuidado no modo da descarga para não se torcer, o que só poderá ter lugar fazendo-se o desembarque no Arsenal Real da Marinha onde ha aparelhos proprios (...)". Já no reinado de D. Luís I, a Carruagem da Coroa foi restaurada e acrescentada das armas reais, pintadas por Januário Correia. Na mesma época, foi substituído o forro original da caixa, de seda carmesim, com o qual foi feito um reposteiro bordado com o monograma coroado daquele monarca. Posteriores são os monogramas de D. Carlos de Portugal,em cujas cerimónias de baptizado e aclamação foi utilizada esta carruagem de gala. No início do século XX (ca. 1904), a carruagem foi de novo reparada por conta das verbas abonadas pelo Ministério da Fazenda, a fim de figurar no futuro Museu dos Coches Reais. Assim, a Carruagem a Coroa serviu nas seguintes cerimónias da corte: - Baptizado do Príncipe D. Carlos, 19 de Outubro de 1863. - Visita oficial de Afonso XIII de Espanha a Portugal, 12 de Dezembro de 1903 (visita à Câmara Municipal de Lisboa, com a Família Real Portuguesa) - Visita oficial do Imperador Guilherme II da Alemanha, 27 de Março de 1905 - Visita oficial da Rainha Alexandra da Inglaterra, acompanhada das Princesas Maud e Vitória e do Príncipe Carlos da Dinamarca, 22 de Março de 1905 - Estado do gala destinado a conduzir os membros da Família Real à Sé de Lisboa, por ocasião da Procissão do "Corpus Christi", 14 de Junho de 1906 - Cortejo organizado pela Repartição das Equipagens Reais por ocasião da sessão solene das Cortes Gerais para juramento de S. A. R. o Príncipe D. Afonso, 18 de Março de 1910 - Visita oficial da Rainha Isabel II de Inglaterra, Fevereiro de 1957.
  • Incorporação: Casa Real Portuguesa. Transferência das Reais Cavalariças das Necessidades.
  • Centro de Fabrico: London

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