Compoteira / Serviço de mesa
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 47707
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido (Vidreiro / Gravador)
-
Datação: 1860/1880
-
-
Técnica: Vidro soprado e gravado e lapidado.
-
Dimensões (cm): Alt. 11,6 x Diâm. 5,1 (copa); 5,5 (base)
-
Descrição: Compoteira com pé de base circular, ligeiramente elevada. Pé em forma de balaústre, facetado. Copa semi-hemisférica. Vidro transparente incolor com decoração gravada a mate composta por estrelas de 8 pontas, simetricamente dispostas entre si; borda saliente e recortada em flor aberta decorada com filete com pequenos traços horizontais, na secção superior e representação da coroa real. No bojo, ao centro, estrela de 5 pontas e a palavra Sírius.
-
-
Origem/Historial: Segundo o Arrolamento do Palácio da Ajuda, trata-se de um serviço de bebidas pertencente ao iate real Sírius que se encontravaguardado na denominada Casa da Arrecadação das Pratas de D. Maria Pia no piso térreo. A peça estava descrita como:"Compoteira com pé lapidado em facetas, bordo virado para baixo, recortado em curvas, e um segundo bordo alto, onde parece que ajustaria a tampa que deveria ter e que o registo não faz menção".
Há no PNA-Museu todo um conjunto de objectos de outras categorias, para além do vidro, que pertenciam ao iate real Sírius e que apresentam heráldica idêntica ou semelhante.
Em Fevereiro de 1968, foram transferidas para o Museu da Marinha peças deste serviço.
-
Incorporação: Casa Real
-
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 4, 1911