Balança de ópio
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 62/L
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Equipamento e utensílios
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Bambu esculpido e pintado
Osso com escala pintada
-
Dimensões (cm): Comp. 35 x Larg. 7,5 x Esp. 3
-
Descrição: Peça constituída por três elementos distintos: um estojo de proteção em bambu, uma fina vara de osso e um prato circular de latão.
Estojo em forma de guitarra, com braço longo e fino. Esta forma é dividida longitudinalmente em duas metades, sendo ambas lisas na parte de fora e escavadas no interior. As formas escavadas têm de um dos lados a forma da vareta, e do outro a forma do prato da balança e do peso (hoje inexistente). Ambas as metades são unidas na extremidade por um parafuso, o qual permite que estas se desloquem deslizando lateralmente. Na parte de fora do estojo uma assinatura com três caracteres foi pintada a tinta preta.
A vara, aguçada em ambas as pontas, apresenta em dois terços do seu comprimento, duas escalas de medição paralelas, mas diferentes, com traços e pontos pintados a negro. Uma das escalas é mais longa que a outra.
O prato de latão, de pequena dimensão, é totalmente liso e quase raso. Três pequeníssimos orifícios equidistantes situados na orla do prato, permitem prender quatro finos cordões que se unem superiormente com um nó, sendo presos à extremidade da vara também esta furada. Um pouco à frente, na vara, um outro orifício permite prender um pequeno cordão, de material idêntico aos anteriores, outrora com um elemento na ponta.
-
-
-
Incorporação: Esta peça faz parte de um conjunto de mais de uma centena de peças doadas ao Museu de Aveiro em 1952 pelo Coronel - Médico António Nascimento Leitão.
-
Centro de Fabrico: Produção oriental