predela de altar
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 263/M
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1550/1650
-
Suporte: Madeira de castanho
-
Técnica: Ensamblagem de elementos entalhados na madeira com predelas pintadas sobre madeira com a preparação base (cré ou gessada de sulfato de cálcio).
-
Dimensões (cm): Alt. 37 x Larg. 158 x Prof. 15
-
Descrição: Corpo longitudinal, de secção rectangular, escalonado e reentrante na parte central; integra duas pinturas sobre tábua, painéis pintados de secção quadrangular, faltando as pinturas dos painéis adjacentes; encontra-se imcompleta, faltando-lhe o prolongamento do lado direito da predela.
Função: o corpo do retábulo assenta sobre um banco ou base formada por predelas, neste caso, de secção quadrangular com 2 pinturas sobre madeira, de 30 x 30 c...
Ver maisentímetros, intercaladas por painéis de seção retangular, sem pintura
Nos extremos não é visível a estrutura que apoia as colunas retabulares, estando a peça bastante incompleta. Fechar
-
-
Origem/Historial: Esta Capela foi mandada construir pela Freira Isabel Padilha, antes de esta se ter tornado prioresa do convento, e neste facto residiu o motivo da sua construção: a encomenda da capela era feita no sentido de São Domingos livrar Isabel Padilha de ser eleita prioresa. Este acontecimento é relatado na Crónica do Mosteiro de Jesus, referindo-se neste a data de 1618 como a correspondente ao momento em que esta professou.
A Capela foi ...
Ver maismandada construir entre 1618 e 1650; depois desta data foi mudada para o patio interior junto ao poço e em 1886/87 foi então demolida no local descrito junto da enfermaria do Mosteiro,na ala norte do edifício, onde esta se encontrava à epoca. Fechar
-
Incorporação: Transferência por Disposição Legal do Convento de Jesus de Aveiro
-
Bibliografia
- SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos (s.j.), 1963-7, O Mosteiro de Jesus de Aveiro, Lisboa: Companhia de Diamantes de Angola, Museu do Dundo.