Programa do espectáculo de dança de Clotilde e Alexandre Sakharoff/ T. da Trindade
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 257454
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Espólio documental
-
Autor:
CASTELLANO, SEVILLA (Designer gráfico)
-
Datação: 1940
-
Suporte: papel
-
Técnica: impresso
-
Dimensões (cm): Alt. 25 x Larg. 18
-
Descrição: Programa do espectáculo de dança de Clotilde e Alexandre Sakharoff, apresentado no Teatro da Trindade em 1940. Capa com o fundo branco, tendo nbo centro a fotografia dos dois bailarinos, com a identificação dos mesmos por baixo. Na margem superior a identificação do organizador do espectáculo (Organarte) e na margem inferior a identificação da orquestra (Orquestra Sinfónica Nacional) dirigida pelo maestro Pedro de Freitas Branco, local e data de apresentação. Ainda na capa as assinaturas dos bailarinos e do maestro. No interior o programa propriamente dito e pequenos textos sobre os bailados. Na contra capa um artigo de Paul Bergmans, da Academia Belga sobre um espectáculo realizado pelos bailarinos no Teatro Real Francês.
-
-
Origem/Historial: Alexandre Sakharoff (1886-1963) bailarino russo de origem judaica.
Clotilde Sakharoff (1892-1974) bailarina alemã.
Os dois encontram-se em 1911 e casam em 1919 formando a partir de então uma dupla que segundo vários autores criam uma nova forma de dança moderna a que chamam pantomínia abstracta.
Com a invasão de Paris pelos nazis fogem para a América do Sul, onde ficam durante a Guerra. Quando esta acaba vão para Itália onde formam um escola.
Nota: todos os fatos utilizados pelos bailarinos e as coreografias eram de autoria de Alexandre Sakharoff.
-
Incorporação: Lucien Donnat
-