Técnica: Porcelana moldada, recortada e aplicada; pintura a ouro sobre o vidrado; ouro brunido
Dimensões (cm): Alt. 5,2 x Diâm. 12,2
Descrição: Tampa em calote abatida, sobrepujada por argola formada com aro em chaveta, com terminais ultrapassados reunidos na zona de colagem. É recortada no bordo para encaixe das asas.
Decoração em círculos concêntricos, com friso de motivos neoclássicos de fantasia, com palmetas e figuras estilizadas, aladas, que arrancam de um elemento fitomórfico com espigas, que se repete no corpo da peça. Barra limitada superiormente por filete liso. Segue-se um espaço em branco com dois monogramas CJPB, de letras entrelaçadas, dispostos na direcção das aletas; novo círculo enquadra a pega, totalmente dourada. Tardoz sem decoração, com frete em círculo saliente, vidrado.
Origem/Historial: Este serviço pertenceu ao Real Paço do Ramalhão, Sintra. Foi requisitado por D. Maria Pia para seu uso depois da morte de D. Luis I (1889).
O serviço tem actualmente 59 peças.
As peças seguintes estão em depósito no Palácio Nacional de Queluz desde 13.12.1984:
Travessa 23952; 2 pratos cobertos 23994 e 23996, 2 pratos quadrados 23989 e 23991.
Incorporação: Casa Real
Centro de Fabrico: Inglaterra, Coughley (Coalport)
Bibliografia
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 4, 1911
REIS, Ana Batalha - Porcelana Europeia. Reservas do Palácio Nacional da Ajuda. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987
FERRO, Inês e FLORES, Ana (coords.). Inventário do Palácio de Queluz. Colecção de Cerâmica. Instituto Português do Património Arquitectónico. 2000
Exposições
Porcelana Europeia, Reservas do Palácio Nacional da Ajuda, Fundação Calouste Gulbenkian-Palácio Nacional da Ajuda, 1987