Técnica: Porcelana moldada, modelada; pintura a esmalte monocromo; douragem
Dimensões (cm): Comp. 28,8 x Alt. 16 x Larg. 24,2
Descrição: Prato coberto, rectangular, em porcelana. A aba do prato é recortada em 6 lobos maiores intercalados com outros tantos menores, formando laterais de chavetas e cantos arredondados.
Prato: Contramoldado, fundo, com ligeiro ressalto no topo da caldeira e no topo do bordo, o que forma na aba curta uma reentrância para encaixe da tampa. Pé anelar rectangular e tardoz ligeiramente abaulado e reentrante. Alternadamente, a lateral forma nervuras e r... Ver maiseentrâncias, correspondendo ao recorte do bordo.
Tampa: rectangular, contramoldada, acompanha o prato e forma 6 lobos maiores intercalados com outros tantos menores, dando origem a laterais de chavetas e cantos arredondados. A superfície da tampa com nervuras radiantes ora relevadas ora reentrantes que, levantam ao centro, à maneira de uma tenda. São rematadas por uma saia de 8 folhas relevadas em torno do anel de preensão com uma dupla protuberância no topo.
Decoração dada a esmalte amarelo e douragem sobre o vidrado.
Prato: o fundo da caldeira é branco com medalhão central formado por cruz latina cujos braços terminam numa pérola, a ouro. A cruz sobrepõe-se a um pavilhão quadrado de lados reentrantes, dado a tracejado a ouro. Ao centro, um duplo círculo amarelo e dourado, onde se inscreve o monograma CJPB (Carlota Joaquina Princesa do Brasil). A decoração da lateral da caldeira, limitada superior e inferiormente com filete dourado, é formada pela banda decorativa do serviço: sobre fundo amarelo, uma grinalda estilizada de semi-enrolamentos de folhagem é dada a ouro. Topos da caldeira e da aba realçados a filete dourado.Tardoz deixado em branco.
Tampa: Decorada com um filete de ouro brunido junto ao bordo, seguido da barra com uma grinalda estilizada de semi-enrolamentos de folhagem, dada a ouro sobre fundo branco; o restante espaço da barra é preenchido a esmalte amarelo sobre vidrado. A barra é interrompida de ambos os lados maiores, para encaixe do elemento decorativo e monograma, iguais ao restante serviço. O relevo das folhas é sublinhado a ouro. A superfície exterior do anel é dourada a ouro brunido. Tardoz deixado em branco e frete não vidrado.
Origem/Historial: Este serviço pertenceu ao Real Paço do Ramalhão, Sintra. Foi requisitado por D. Maria Pia para seu uso depois da morte de D. Luis I (1889).
APNA, Cx. 10.2.2, "Relação das peças do serviço de louça branca e dourada com as iniciais C.P.J.B.", s.d.
« Lote 2º.
Louça branca e dourada, com as iniciais C.P.J.B. (sic)
_____________________________________________________________... Ver mais_
Quantidades Disignação das peças Observações
______________________________________________________________
2 Manteigueiras com tampa
8 Pratos sopeiros
14 Pratos de entrada quadrados
4 Pratos cobertos
3 Pratos piquenos redondos
3 Terrinas com tampa grandes
4 Terrinas sem tampa piquenas
4 Tampas avulso de pratos cobertos *
29 Pratos travessos diferentes tamanhos
__________________________________ ».
* esta linha tem as palavras rasuradas.
O serviço tem actualmente 144 peças.
As peças seguintes estão em depósito no Palácio Nacional de Queluz, desde 13.12.1984:
Travessa, inv. 23952; 2 Pratos cobertos, inv. 23994, 23996 e 2 Pratos quadrados, inv. 23989, 23991.